Maioria dos brasileiros quer diminuição da maioridade penal
Agora há pouco comentamos sobre a importância que a figura paterna tem sobre a formação de uma criança. É o pai quem forma na criança a noção de limites, o respeito às autoridades e a capacidade de convivência social, e esse pai não é necessariamente o pai biológico. Na verdade, o pai que educa é aquele que cuida da criança e investe seu tempo e esforço na sua formação.
Infelizmente, têm crescido no Brasil, em especial nos grandes centros urbanos, atos de violência praticados por marginais ainda abaixo da maioridade legal e, com isso, a discussão sobre o assunto começa a ganhar espaço.
Tanto é que o Senado Federal, em seu site, acaba de colocar no ar uma enquete sobre o tema. Nossos legisladores querem saber o que os cidadãos acham da Proposta de Emenda Constitucional 26/02, que quer reduzir a idade em que cidadãos podem ser punidos, principalmente para crimes considerados hediondos. Hoje a chamada maioridade penal começa aos dezoito anos, e a Proposta quer o rigor da lei para também aqueles que estejam entre dezesseis e dezoito anos.
E a sociedade tem participado e marcado a sua opinião. Em apenas três dias já foram computados mais de 3.000 votos. Destes, 33 por cento concordam com a redução da maioridade para dezesseis anos. E apenas 17% não concordam com a redução proposta pela emenda. Mas o que mais impressiona é que os cidadãos querem que a redução seja ainda maior. Nada menos que 48%, quase metade dos votantes, marcaram que desejam uma redução para menos de 16 anos.
Temos aqui no nosso portal um vídeo chocante de uma matéria da TV RBS, do Rio Grande do Sul, onde um homem, suspeito de liderar a quadrilha envolvida no seqüestro de mãe e filho no litoral norte catarinense, aparece ensinando duas crianças a simular um assalto, agredir e matar a sua boneca, que representava uma vítima. Não é preciso comentar o absurdo da situação. São cenas dantescas de delinqüência explícita. Um caso para perda sumária da guarda dos filhos.
Mas gostaríamos de deixar aqui uma pergunta para vocês ouvintes do Quintal, principalmente aqueles que são pais. Será que a crescente omissão e irresponsabilidade dos pais brasileiros não seria a causa do acirramento da violência social e da violação legal da sociedade brasileira nos últimos anos?
Aproveita e clique aqui na Voz do Cidadão para participar da enquete do Senado. Manifeste-se!