LIVRO

A Filosofia entre a ciência e a religião
Bertrand Russel

Circula na internet, para você baixar de graça e imprimir ou ler no seu computador, um trecho de um dos mais importantes e conhecidos livros do grande filósofo e matemático inglês Bertrand Russel, História da Filosofia Ocidental, de 1946. Fica comigo a dúvida das razões que levaram os internautas a circularem exatamente este texto que define os limites entre a ciência e a religião através da filosofia.

Como entendemos que a internet tem sido o grande veículo de comunicação da cidadania brasileira através de apresentações em PPS, piadas, manifestos, abaixo-assinados ou informações de interesse público, geralmente de cunho crítico de nossos governantes, creio que abre-se uma grande demanda por matérias e disciplinas que possam nos ajudar a compreender os valores de que a sociedade brasileira tanto carece, sobretudo na sua luta por constituir uma verdadeira república onde impere a lei para todos e não a sucessão de escândalos de corrupção e crimes contra o patromônio público.

 
 

E aí talvez esteja a razão para que este texto de Bertrand Russel esteja circulando tanto graças à generosidade de internautas anônimos como ao acesso à sua versão como e-book com reprodução gratuita.

Já comentamos aqui em nosso portal em vários editoriais e resenhas da Agenda da Cidadania, que depreendemos com muita freqüência a angústia dos cidadãos mais conscientes com relação aos rumos que temos de tomar nesses próximos anos para legar de fato um país mais justo, próspero e menos violento para nossos filhos. Estamos metidos numa encruzilhada onde temos que definir que caminho tomar: ou repetimos mais uma vez a já velha e conhecida opção pela república de pastiche, de cumpadrismo, corporativismo, cartorialismo e impunidade que estamos reproduzindo desde o golpe de 1889, passando pelas crises de 30 e 64 do século passado, ou inauguramos de fato uma república moderna, transparente que faça imperar a lei para todos os cidadãos sem nenhum privilégio corporativo. E é para superar esta angústia que surge a demanda por auto-conhecimento, pois geralmente não sabe o que quer quem não sabe o que é. É pra superar os impasses de nossa identidade cultural e política que estamos atrás das ferramentas e conceitos da filosofia.

Assim como nunca se publicou tanto obras sobre história, cultura, sociologia, antropologia e política no Brasil, inclusive os clássicos intérpretes e nossa cultura como Gilberto Freire, Sérgio Buarque de Hollanda, Darcy Ribeiro e, mais recentemente, Ariano Suassuna, temos também uma grande demanda por conhecimento de conceitos e valores da filosofia política e da cultura como este pequeno texto de Bertrand Russel tão precioso. Pois nos mostra como tantas vezes podemos estar buscando nas religiões e nas ciências as respostas que na verdade só a filosofia pode nos dar. Como na filosofia política onde podemos encontrar as reflexões sobre doutrinas de governos e sistemas de organização do poder. Ou na filosofia da cultura onde podemos encontrar as reflexões sobre nossas identidades culturais, os traços característicos de uma cultura e as razões históricas dos mesmos e suas interseções com outras culturas.

Enfim, é na filosofia que encontraremos as reflexões de que tanto carecemos para nos encontrar enquanto identidade e, aí sim, poder avançar em nossas escolhas civilizatórias. Pois os acontecimentos recentes de nossa história política parece que estão a nos dizer que estamos cansados da cultura de impunidade e sedentos, enfim, de uma cultura republicana de plena cidadania. Exatamente entre os ritos e crenças das religiões de que somos tão freqüentes adeptos como da cultura isolada da academia de que a sociedade como um todo tanto se ressente. Nossa esperança só reside mesmo no fortalecimento das organizações da sociedade civil que, sem dúvida alguma, foram sempre a fonte de afirmação política da democracia e da justiça.

Veja mais em:
http://virtualbooks.terra.com.br/freebook/didaticos/A_Filosofia_entre_Ciencia_e_a_Religiao.htm

Ver também em www.ediouro.com.br/livros_livro.asp?isbn=%20850001355-9

 

Deixe uma resposta