Lista dos escândalos da história recente do Brasil – tem para todos os gostos

Do alto de nosso imenso déficit de cidadania, que impede a transformação da nossa cultura de impunidade e violência numa verdadeira cultura de cidadania, está circulando no território livre e democrático da internet uma detalhada compilação de fatos da história recente do Brasil.

Mas não é nada para se comemorar não. Esta é uma lista diferente, composta pelos escândalos em que se meteu o governo, desde o general Figueiredo, aquele que pediu que o esquecessem quando deixasse a presidência, até o nosso Luís Inácio Lula da Silva.

Uma das características mais importantes de um cidadão exemplar é a de não esquecer o que nossos políticos fazem de errado, para não votar nele nas próximas eleições. E vocês aí em casa? Como está a sua memória política?

Por exemplo, vocês se lembram do triste escândalo da Mandioca, em Pernambuco? Nesse, de 1979 a 1981 foram desviados mais de 20 milhões de reais de um programa de incentivos agrícolas.

E o escândalo dos Anões do Orçamento, que veio a público em 1993? Descobriu-se que parlamentares  da Comissão de Orçamento do Congresso faziam emendas remetendo dinheiro para entidades filantrópicas ligadas a parentes e laranjas, além de realizarem acertos com grandes empreiteiras. De novo, um prejuízo para o dinheiro público de milhões de reais.

Mas pelo menos do escândalo do Mensalão todos se lembram, pois é bastante recente. O Mensalão foi denunciado em 2005 pelo então deputado Roberto Jefferson e se referia a uma suposta “mesada” paga a deputados para votarem a favor de projetos de interesse do Poder Executivo.

A lista é enorme, quase 200 casos que valem a pena serem relembrados, como um exercício de memória política que todo cidadão deve ter. A íntegra está aqui no portal da Voz do Cidadão, em formato de apresentação, para vocês baixarem e repassarem para os seus contatos!

Cidadania é informação. E não se pode ter informação se sequer nos lembramos em quem votamos nas últimas eleições. Pensem nisso.

Deixe um Comentário

Você precisa fazer login para publicar um comentário.