Lançado o site Mercado Ético, versão brasileira do Ethical Markets

Como temos dito aqui algumas vezes, a mídia é hoje uma das grandes forças de transmissão de valores da democracia que temos. Se nosso sistema de educação é falho e instituições jurídico-políticas ineficientes, temos na mídia a oportunidade par a nossa grande virada da cidadania.

Pois o Brasil foi o primeiro país a lançar uma versão nacional do site americano Ethical Markets, que está prestes a alçar vôo também na China, na Austrália e na Inglaterra. Semana passada iniciou suas atividades o portal Mercado Ético. Por aqui, o Mercado Ético (www.mercadoetico.art.br), uma iniciativa da publicitária Christina Carvalho Pinto, se propõe a ser a mais completa plataforma multimídia, totalmente dedicada ao tema da sustentabilidade e a ética nas relações entre mercados.

O Ethical Markets foi lançado em 2005, nos Estados Unidos, por Hazel Henderson, uma jornalista e ativista americana que é referência em sustentabilidade no mundo. Hoje a entidade tem abrangência global, com operações nos cinco continentes, alcançando 44 milhões de domicílios – cerca de 150 milhões de telespectadores pela internet. Lá, os conteúdos também serão distribuídos em vídeos educativos em conjunto com a maior distribuidora de documentários educativos nos Estados Unidos. No ambiente da internet, o Ethical Markets está lançando um novo formato através do sistema IPTV, que é uma nova tecnologia em transmissão de TV via internet. Segundo Hazel, “o Mercado Ético é uma iniciativa que pretende mostrar aos consumidores, clientes, empresários e investidores como alinhar seus interesses às suas crenças e visões para a criação de um futuro melhor”.

A base de atividades do Mercado Ético tem três pontos principais: um portal com internet TV, que transmitirá programas no formato Web TV, com entrevistas, debates e reflexões de especialistas em diversos temas como aquecimento global, ética planetária, tecnologias sociais e qualidade de vida e bem estar, entre outros; salas temáticas, que são espaços destinados à divulgação de conteúdos múltiplos – artigos, reportagens, referências bibliográficas e links – que contribuam para a compreensão e aprofundamento de temas como energias renováveis, novas lideranças, comércio justo e ambiente de trabalho, entre outros; e um programa de educação corporativa, que vai oferecer a empresas e universidades a oportunidade de gerar aprendizado sobre os conteúdos produzidos pela plataforma.

No Brasil, o Mercado Ético conta com apoios importantes, como o Instituto Akatu, Bovespa, o Instituto Ethos e a Fundação Nacional da Qualidade, dentre outros.

Aqui na Voz do Cidadão, temos um link para o site do Mercado Ético, para vocês conhecerem os conteúdos produzidos. Confiram a excelente entrevista exclusiva com Al Gore, sobre quem falamos aqui alguns meses atrás, a propósito do seu documentário “Uma Verdade Inconveniente”, vencedor de dois Oscar.

Acessem e participem!

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