Lançado o livro Brasil Tem Jeito?

Acaba de sair do prelo um livro fundamental para se ter um panorama bem sortido sobre o estado da nação brasileira em vias das próximas eleições.

Para responder a pergunta dos jornalistas Arthur Ituassu e Rodrigo de Almeida se O Brasil tem jeito? , são convidados outros dois jornalistas de expressão nacional, Miriam Leitão e Merval Pereira, os cientistas políticos Wanderley Guilherme dos Santos e Fabiano Santos e dois economistas, Gustavo Franco e Luiz Gonzaga Belluzzo. E, acreditem mais uma vez, cidadãos brasileiros, o tom geral dos ensaios é mais otimista do que reza a velha cantilena.

Em que pese os artigos dos acadêmicos não serem tão fáceis de compreensão por parte do cidadão eleitor comum, os economistas escolhidos, embora com posições diversas e muito bem defendidas, são bastante mais didáticos em suas opiniões, sendo que Gustavo Franco nos dá uma verdadeira aula de história da moeda, nos revelando a importância de um trabalho técnico de administração pública, graças ao qual, e independente de tendências políticas de governantes, temos conquistado, não apenas a estabilidade monetária, como de resto a condição de estabilidade das próprias instituições.

Mais claros ainda são os ensaios dos jornalistas Miriam Leitão e Merval Pereira. Muito embora Merval ache que não viverá para ver o Brasil com jeito, ele acaba concluindo que tem. Engraçado é que, embora reconhecidamente um grande jornalista político, Merval nos presenteia com uma boa abordagem econômica do país em âmbito internacional, enquanto Miriam, titular mais destacada de nosso jornalismo econômico, nos dá uma visão das mais completas de nossa cultura política e social. Sua contestação com dados numéricos de nossa visão equivocada de que somos um país pobre é definitiva e nos liberta do discurso demagógico e traiçoeiro de políticos de má fé. Outro momento brilhante de Miriam é sua argumentação de que a violência não é fruto da pobreza.

Ainda que não nos responda claramente a pergunta sobre se o país tem jeito, Miriam aposta na organização da sociedade. Sua visão do país supera a perspectiva de uma jornalista, pela clareza do texto, pela sensatez, simplicidade e coragem de sua opinião, que bem representa a cidadania da mulher brasileira que hoje, como ela própria nos informa, já soma 44% da população economicamente ativa! Embora nos alerte de maneira extremamente clara para os perigos de retardarmos as reformas urgentes do Estado e das instituições políticas, os dados que Miriam esgrime sobre nossos avanços são muito mais eloqüentes do que o retrato cotidiano que a própria mídia nos faz do país, o que nos recupera a auto-estima e nos leva a lamentar o fato de ela se contentar em ser apenas uma brilhante jornalista!

Mais informações sobre o livro O Brasil tem jeito? aqui, na Voz do Cidadão.

Acessem e participem!

Deixe um Comentário

Você precisa fazer login para publicar um comentário.