Michael J. Sandel é professor da Universidade de Harvard, onde ensina filosofia política. Seu curso “Justice” já teve mais de 15 mil alunos inscritos. As obras de Sandel foram publicadas em 21 idiomas.

Justice foi desenhado com o objetivo de estimular estudantes e cidadãos do mundo inteiro a envolverem-se em questões atuais e atemporais. Dilemas éticos e questões controversas inspiram alunos a analisar e aplicar teorias e ferramentas filosóficas.

Os temas a serem debatidos estão cada vez mais presentes na sociedade brasileira, que enfrenta uma das maiores crises política e econômica da sua história. Entre eles destacamos a distribuição de renda, o papel dos mercados, os debates sobre os direitos de propriedade e humanos, argumentos a favor e contra as questões de igualdade, a união homo afetiva e dilemas da lealdade na vida pública e privada. Eles serão tratados à luz das principais correntes de pensamento da filosofia moral, a exemplo da ética aristotélica, a tradição utilitarista, o libertarianismo e a justiça igualitária, de John Rawls.

O curso é suportado por animações curtas envolvendo dilemas morais, seguidos de palestra do professor. Ele ensinará aos alunos a pensar criticamente, indo além de respostas como “certo” e “errado”, estimulando que uma questão seja analisada sob diversos ângulos.

Deixe uma resposta