Já está na Voz do Cidadão a Cartilha da Aneel, para ajudar consumidor a entender a conta de luz

Consumidores de todo o país poderão entender melhor as tarifas de energia elétrica e até reduzir o valor da conta com a cartilha lançada pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). Em 30 páginas, ”Por dentro da Conta de Luz” traz explicações sobre encargos, tributos, e explicações detalhadas sobre as diferenças e semelhanças entre reajuste e revisão tarifária.

O diretor geral da Aneel, Jerson Kelman, disse ser fundamental para o consumidor entender porque as tarifas sobem, como funciona o atendimento e com quem reclamar no caso de abusos.

”Se o consumidor souber o que está pagando, ele saberá para quem reclamar quando a conta de luz subir. Essa culpa nem sempre é apenas da distribuidora. Às vezes pode ser da Assembléia Legislativa ou do próprio Congresso Nacional”.

A cartilha inclui textos acompanhados de tabelas e quadros que facilitam o entendimento do consumidor. As informações sobre direitos, deveres e sobre a atuação dos conselhos de consumidores existentes nas distribuidoras vão auxiliar na diminuição de despesas.

”A cartilha tem recomendações aos consumidores mostrando o que eles devem fazer para reduzir a conta de energia. Porém, é importante considerar que, quanto melhor a qualidade da energia, maior será o custo”, explicou Kelman.

A primeira cartilha foi lançada para o estado do Mato Grosso do Sul, mas os consumidores podem conferir a cartilha aqui no www.avozdocidadao.com.br, ou no próprio site da agência reguladora, o www.aneel.gov.br. A cartilha é de grande interesse também para quem não é do Mato Grosso, pois as informações e a mecânica da cobrada são as mesmas para todo o país.

Acessem e participem!

Deixe um Comentário

Você precisa fazer login para publicar um comentário.