Instituto Vitae Civilis lança site Clima e Consumo
Esta semana, acabou sem sucesso a reunião do presidente Lula com vários ministros para definir as metas brasileiras para redução da emissão de gases de efeito estufa. Como um dos maiores emissores do gás CO2 na atmosfera, cabe ao Brasil um papel importante nas decisões internacionais sobre o tema.
A emissão de CO2 é uma das principais causadoras das mudanças climáticas que já estão sendo sentidas em todo o planeta. Aparentemente alheios às conseqüências catastróficas para a vida na Terra, os países mais industrializados não têm demonstrado o empenho necessário para desenvolver metas e soluções a curto prazo. E infelizmente o Brasil tem sido um deles.
Assim, cabe à sociedade civil organizada compreender as implicações das mudanças climáticas e pressionar seus governantes e políticos a encarar de maneira firme a questão.
Para ajudar a divulgar informações sobre o tema, o Instituto Vitae Civilis, em parceria com o Instituto Idec, acaba de lançar uma página na internet com dados sobre as mudanças climáticas, como elas estão acontecendo e o que poderia ser feito por cidadãos e governos.
O site Clima e Consumo mostra o que as pessoas podem fazer em seus hábitos de consumo de modo a também ajudarem a reduzir as emissões de CO2. Uma das ferramentas interessantes disponíveis é um simulador on-line do quanto você emite desse gás nas suas tarefas do dia a dia, baseado em quantas pessoas moram em sua casa, se você tem carro, se usa botijão de gás, e outras informações. Depois, a ferramenta dá várias sugestões em como diminuir suas emissões.
O site traz ainda 21 dicas importantes para quem deseja reduzir suas próprias emissões de CO2, além de um manifesto, que as pessoas podem preencher e enviar para o presidente da República, a Casa Civil, o Ministério do Meio Ambiente e outras instâncias do poder público responsáveis por essa questão.
O site Clima e Consumo é associado à chamada Campanha TicTac, que quer pressionar governos no mundo inteiro para se comprometerem com metas bem definidas para redução dos gases de efeito estufa na próxima reunião sobre o tema, que vai acontecer no dia 10 de dezembro, em Copenhagen, na Dinamarca.
Participe da mais importante luta da cidadania ambiental do ano! Aqui na Voz do Cidadão vocês têm um link direto para a página do site Clima e Consumo.