Instituto de Pesquisa da Amazônia lança cartilha sobre aquecimento global

A cada dia vemos as atenções de todos os meios de comunicação se voltarem para uma das regiões mais ricas do país – mas também a mais desconhecida e sempre deixada de lado pelas políticas públicas: a Amazônia e sua floresta. Com o aumento do aquecimento global e os recentes problemas envolvendo índios, agricultores e as forças armadas, é importante que os cidadãos conheçam os detalhes sobre o aumento da temperatura no mundo e as suas conseqüências.

Pensando nisso, o Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia – IPAM, acaba de lançar a cartilha “Perguntas e respostas sobre aquecimento global”, com o objetivo de conscientizar os cidadãos sobre os efeitos das mudanças climáticas numa linguagem fácil e didática acessível para crianças e adultos.

A cartilha do IPAM é composta de 32 perguntas que explicam o bê-à-bá do aquecimento global. Ela tem a finalidade de esclarecer dúvidas, apresentar dados e explicar siglas e nomes que não são do conhecimento de todos, tais como Protocolo de Quioto, IPCC – Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas e MDL – Mecanismo de Desenvolvimento Limpo, dentre vários outros.

O tema principal da cartilha é o desmatamento na Amazônia, uma das grandes causas do aumento do efeito estufa, chamando atenção para os problemas que isso pode trazer no futuro, como transformar a riquíssima biodiversidade da Floresta Amazônica em gases que provocam o efeito estufa.

Além de informar, a cartilha é exemplar do ponto de vista de uma cidadania planetária, pois também convoca o cidadão a fazer sua parte na luta para a reversão do quadro climático no mundo. Além disso, também é divulgada na cartilha uma lista com mais de 20 sites sobre temas ambientais para os leitores que quiserem se aprofundar ainda mais nesse assunto.

Aqui na Voz do Cidadão preparamos um link especial para que vocês possam baixar, conhecer e divulgar a íntegra da cartilha “Perguntas e respostas sobre aquecimento global”. Conheçam!

Deixe um Comentário

Você precisa fazer login para publicar um comentário.