II Encontro Nacional da Cidadania acontece em Ribeirão Bonito/SP

Contra toda essa cultura de impunidade, mensalão, mensalinho, grampo e quebra de sigilo bancário que vemos todos os dias, a cidadania vem aos poucos desenvolvendo os seus meios de defender os direitos e deveres dos cidadãos. Como sempre temos comentado, o caminho para uma cultura de plena cidadania passa necessariamente pela compreensão de que o poder público somente é público porque é de todos, e não desta ou daquela corporação, como querem tantos dos nossos políticos, que apostam na omissão da participação da maioria dos cidadãos. Afinal, o dever maior de cada um dos cidadãos mais conscientes é o de cobrar e fiscalizar o que os gestores fazem com os recursos públicos.

Hoje vamos comentar um evento de grande importância para a causa da cidadania. A Amarribo – Amigos Associados de Ribeirão Bonito, no interior de São Paulo, está organizando o seu segundo Encontro Nacional de Cidadania e Controle Social. Para quem não lembra, a Amarribo se tornou um símbolo da luta da cidadania ao conseguir a condenação do prefeito da cidade por improbidade administrativa, em 2002.

Até sábado, mais de 150 associações civis de controle social e fiscalização da administração pública, procedentes de 20 estados do país, estarão em Ribeiro Bonito, para que mais de 400 cidadãos possam trocar experiências, estabelecer parcerias e desenvolver o compromisso de ampliar cada vez mais a rede de cidadania consciente e atuante. A programação inclui palestras e discussões com juristas e especialistas em temas como Justiça, Ministério Publico, fiscalização do Legislativo e Executivo, metodologias e indicadores, além de uma oficina especial para organizações de jovens cidadãos interessados no controle social.

Vale notar que o interesse pelo tema da plena cidadania tem aumentado muito nos últimos anos, e a participação em eventos como o da Amarribo é fundamental também para a difusão do verdadeiro conceito da cidadania, que não se limita a assistencialismo, filantropia ou solidariedade, mas também inclui o devido acompanhamento de mandatos, governos e orçamentos públicos.

Num ano de eleições municipais como este, a cidadania precisa estar atenta como nunca. E conta com o apoio de todos. Para mais informações sobre o II Encontro Nacional de Cidadania e Controle Social na Administração Pública, basta acessar o www.amarribo.org.br.

Deixe um Comentário

Você precisa fazer login para publicar um comentário.