IFC consegue adesão de prefeito a Carta-compromisso pela transparência fiscal

Estivemos na pequena cidade de Ribeirão Bonito, de apenas doze mil habitantes, no interior de São Paulo, para o I Encontro de Cidadania e Controle Social na Administração Municipal, organizado pela ong Amarribo no início de setembro.

O Encontro reuniu representantes de 77 organizações não-governamentais de todo o país e o objetivo foi discutir cidadania e ética na administração pública. Os cerca de 300 participantes pertenciam a vários segmentos da sociedade civil, dos poderes legislativo e judiciário, o que permitiu uma intensa troca de experiência entre ONGs de 13 estados brasileiros, seja através de palestras ou de exposição de painéis.

Os resultados são dos mais auspiciosos. Durante o evento, Henrique Ziller, do IFC – Instituto de Fiscalização e Controle, nos conta que a entidade conseguiu do prefeito de Ribeirão Bonito a assinatura de um Termo de Compromisso com a ética e transparência fiscal em seu mandato. Para quem não lembra, o IFC é a entidade que mantém o projeto Adote um Município, sobre o qual já falamos aqui algum tempo atrás. O projeto, criado em 2004, ajudou a criar ou se associou a 42 ongs de combate à corrupção. Até o momento já foram realizadas 15 caravanas “Todos Contra a Corrupção”. Em cada uma, o A1M, como é chamado pelos seus colaboradores, procura difundir a importância do controle social das contas públicas. Esse trabalho se transforma em fiscalização popular, a forma mais eficaz e cidadã de obrigar prefeitos e vereadores a cumprir com responsabilidade suas funções administrativas.

E o evento em Ribeirão Bonito contou ainda com relatos de diversas organizações que estão realizando trabalhos expressivos em suas regiões e multiplicando o trabalho cidadão de pregar a probidade e a ética. Exemplos de afastamento de políticos corruptos se multiplicaram. Como é o caso da Asajan – Associação dos Amigos de Januária, de Minas Gerais, do jornalista Fábio Oliva, que desenvolveu maneiras de cruzar dados de diversos órgãos públicos e está ensinando outras entidades a fazê-lo.

Aos poucos, todas essas entidades estão formando uma extensa rede para troca de informações e experiências, utilizando principalmente a rapidez e baixo custo da internet, cada vez mais uma grande aliada no combate à corrupção e na promoção da cidadania e da ética.

Aqui na Voz do Cidadão vocês têm um link direto para o site da Amarribo (www.amarribo.org.br). E também temos para consulta a íntegra da carta que Rubens Gayoso Junior, prefeito de Ribeiro Bonito assinou durante o Encontro, comprometendo-se oficialmente com a transparência fiscal em seu mandato, inclusive com um link para o projeto Adote um Município, do IFC (www.adoteummunicipio.org.br).

Conheçam e participem!

Deixe um Comentário

Você precisa fazer login para publicar um comentário.