Idec lança cartilha sobre abusos de planos de saúde

Depois de ter os planos de saúde em primeiro lugar nas reclamações por mais de sete anos consecutivos, o Idec lançou sua terceira cartilha tratando do tema saúde. O guia “Seu Plano de Saúde: Conheça as armadilhas e abusos”, pretende alertar os consumidores quanto ao desrespeito dos planos de saúde aos cidadãos.

Além de ser é um guia prático de direitos dos consumidores de planos de saúde, a publicação é também um convite do Idec para que todos participem da luta em defesa do Sistema Único de Saúde (SUS).

Logo no segundo capítulo, o Idec faz a ressalva “nem o SUS é tão ruim, nem os planos são tão bons”. Como qualquer usuário de plano de saúde sabe, para consultas e exames simples, não há qualquer problema. Mas, quando são necessárias internações e cirurgias, ou mesmo tratamentos longos, os planos costumam colocar muitas barreiras para o atendimento ao seu conveniado. Ou seja, acabam falhando na hora que o cliente mais precisa.

A cartilha segue detalhando as principais “armadilhas” dos planos de saúde contra seus clientes, como o aumento por faixa etária, que acaba por expulsar os mais idosos do sistema; reajustes anuais sempre acima da inflação; reajustes “surpresa” por revisão técnica, sem apoio legal; atendimento negado por falta de pagamento; tentativa de cancelamento de contrato (só o consumidor pode fazer isso, a empresa não); e muitas outras.

O fato é que todos pagamos impostos e temos direito ao SUS. Da mesma forma, todos contribuímos com o financiamento dos planos de saúde, seja pagando diretamente a mensalidade ou, de forma indireta, arcando com os custos dos planos coletivos empresariais que estão embutidos nos produtos e serviços consumidos por toda a sociedade.

Aqui na Voz do Cidadão, colocamos à disposição a íntegra da cartilha do Iedc “Seu Plano de Saúde: Conheça as armadilhas e abusos”. Para baixar, conhecer e divulgar. Mais informações sobre este e outros temas vocês encontram no próprio site do Idec, o www.idec.org.br.

Acessem e participem!

Deixe um Comentário

Você precisa fazer login para publicar um comentário.