Idec lança cartilha de consumo consciente para crianças entre 11 e 14 anos

Além do preço justo, hoje o consumidor valoriza também a qualidade e atendimento prestado. Outro estudo desta empresa mostra que as crianças estão cada vez mais influenciando os pais em decisões de compra, principalmente na ida ao supermercado.

Pois hoje vamos falar desse público, raramente mencionado enquanto cidadãos consumidores. Acaba de ser lançada esta semana uma cartilha voltada para crianças e adolescentes entre 11 e 14 anos, abordando problemas de consumo e direitos diante de situações típicas dessa faixa etária.

A cartilha Essa turma ninguém passa para trás, foi elaborado pelo Idec/Instituto de Defesa do Consumidor em parceria com a ong Criança Segura, a Fundação Abrinq e a Fundação Avina. Ela é uma espécie de guia que procura levar a esse público informações sobre seus direitos e também sobre suas responsabilidades como consumidores que são. São apresentadas noções de consumo responsável e, ao mesmo tempo, direitos básicos de acesso a bens e serviços fundamentais, bem como a segurança a que os jovens têm direito. Estes temas são expostos por meio de exemplos – histórias ilustradas, narradas por adolescentes – que explicam o Código de Defesa do Consumidor (CDC) e o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

Outro objetivo da publicação é alertar para os efeitos dos apelos consumistas cada vez mais crescentes a que esse público está exposto. Para se ter uma idéia, uma pesquisa da Organização das Nações Unidas (ONU), intitulada O futuro é de vocês?, realizada em 2002, mostra que os jovens brasileiros ficaram em primeiro lugar – à frente de franceses, japoneses, italianos e americanos, entre outras nacionalidades – quando a questão era o gosto pelas compras. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE/Censo 2000), existem no Brasil cerca de 14 milhões de jovens entre 11 anos e 14 anos de idade, o que torna este segmento de mercado bastante atraente para as campanhas publicitárias.

Sob a ótica da plena cidadania, não basta buscar por seus direitos sem conhecer também os seus deveres, e a cartilha Essa turma ninguém passa para trás, é um excelente instrumento de educação cidadã.

Aqui na Voz do Cidadão você já podem baixar a íntegra da cartilha do Idec, para conhecer e repassar para toda a sua lista de contatos. Para quem quiser saber mais sobre o Idec, temos um link direto para o site da entidade, o www.idec.org.br.

Acessem e participem!

Deixe um Comentário

Você precisa fazer login para publicar um comentário.