Fim de ano consciente
Esta semana recebemos aqui na Voz do Cidadão o excelente artigo “Natal consciente”, com uma profunda reflexão de Helio Mattar, presidente do Instituto Akatu pelo Consumo Consciente.
Em dezembro, temos o costume de trocar presentes como símbolo de renascimento e confraternização entre cidadãos. Em seu artigo, Helio Mattar questiona o quanto já não deixamos contaminar as nossas festas de fim-de-ano por um consumismo vazio, tornando-se na verdade um reflexo de padrões de consumo que têm se revelado insustentáveis, tanto do ponto de vista econômico quanto ambiental.
Para se ter uma idéia, na capital mundial do consumo, os Estados Unidos, nos meses de novembro e dezembro as despesas das famílias aumentam cerca de 25%. Elas chegam a levar os primeiros 6 meses do ano pagando dívidas contraídas na época do Natal.
Neste fim-de-ano, pense nas suas festas como um momento para reflexão e balanço de vida. Não se trata de consumir ou não. O consumo é uma parte necessária da vida. Trata-se de consumir com consciência dos impactos produzidos pelo nosso consumo. Com a cosnciência cidadã de quem se preocupa com o mundo que irá deixar para seus próprios filhos.
Em nosso site A Voz do Cidadão publicamos a íntegra do artigo “Natal Consciente”, de Helio Mattar. Leia e pense sobre como anda a qualidade do seu consumo hoje em dia.