EVENTO

Associação Cearense do Ministério Público lança hoje etapa estadual do projeto O que você tem a ver com a corrupção

A Associação Cearense do Ministério Público – ACMP, em parceria com o MP do estado, lança hoje (19/06/08) a etapa estadual do projeto O que você tem a ver com a corrupção?, de iniciativa da Associação Nacional dos Membros do Ministério Público – CONAMP. O evento será realizado às 19h, em Fortaleza, na sede da Procuradoria-Geral de Justiça (Rua Assunção, n.º 1100, Bairro José Bonifácio). O secretário-geral da CONAMP, Rui Schiefler, vai participar do lançamento.

Autoridades públicas e membros da sociedade civil também vão estar presentes na solenidade vestindo a camisa de combate à corrupção.

Nessa etapa no Ceará, primeiramente, promotores de Justiça vão receber cartilhas e materiais audiovisuais para que a idéia seja divulgada em escolas, centros comunitários e etc. Além disso, serão firmadas parcerias com vários órgãos governamentais e empresas privadas também para divulgação dos princípios do projeto.

O projeto Lançado nacionalmente em 16 de março de 2008, em Brasília, o projeto O que você tem a ver com a corrupção? tem caráter educativo e busca conscientizar a sociedade, especialmente crianças e adolescentes, a partir de um diferencial, que é o incentivo à honestidade e transparência das atitudes do cidadão comum, destacando atos rotineiros que contribuem para a formação do caráter. A campanha também incentiva a denúncia dos atos ilegais.

O caminho de educação e conscientização proposto pela campanha é um processo cultural de formação de consciência e de responsabilidade dos cidadãos, a partir de três tipos de responsabilidades: a responsabilidade para com os próprios atos, ou responsabilidade individual (estou fazendo a minha parte no meu dia-a-dia?), a responsabilidade para com os atos de terceiros, ou responsabilidade social ou coletiva (estamos cobrando individual e coletivamente a efetiva apuração e punição de corruptos e corruptores?), e a responsabilidade para com as gerações futuras, a partir de um agir consciente.

Já para estimular as denúncias populares dos atos de corrupção, o projeto propõe a criação de um canal direto entre a sociedade e o Ministério Público Brasileiro, facilitando a apuração das mencionadas condutas. Para isso, os portais dos Ministérios Públicos nos estados abrirão um link em que qualquer pessoa poderá preencher um formulário para denunciar casos suspeitos de corrupção.

Para mais informações, visite o site da CONAMP >>

 

var gaJsHost = ((“https:” == document.location.protocol) ? “https://ssl.” : “http://www.”);
document.write(unescape(“%3Cscript src='” + gaJsHost + “google-analytics.com/ga.js' type='text/javascript'%3E%3C/script%3E”));

var pageTracker = _gat._getTracker(“UA-310101-8”);
pageTracker._initData();
pageTracker._trackPageview();

Deixe uma resposta