Enquete do Sinal quer saber o que os cidadãos acham dos partidos políticos
Agora vamos falar um pouco mais sobre a reforma política. Como temos hoje a possibilidade de aprovação no Congresso de mecanismos para fortalecimento dos partidos políticos, vamos hoje indicar uma enquete muito oportuna.
O sindicato dos funcionários do Banco Central, o Sinal, colocou em sua página eletrônica uma excelente pergunta dirigida a todos os cidadãos eleitores: “Qual a sua opinião sobre os critérios para registro de novos partidos?”
Para as próximas eleições, nada menos que 27 agremiações políticas tentam o registro definitivo no Tribunal Superior Eleitoral. Segundo a atual legislação, para se conseguir esse registro, um partido político deve obter o apoio, reconhecido em cartório eleitoral, de 500 mil eleitores distribuídos, no mínimo, em 9 unidades da Federação.
E o que você acha aí em casa? Está bem assim? A regra funciona bem para que os partidos sejam representativos de uma expressiva parcela da sociedade? É preciso mudar alguma coisa? Segundo a pesquisa do Sinal, até o dia de hoje nada menos que 68% dos cidadãos responderam que a regra atual não é suficiente, e que deveriam ser mais rígidas. Na outra ponta, apenas 8% acreditam que está bem assim.
Ou seja, o que temos hoje na sociedade é a desconfiança de que a nossa representação política não funciona e que reformas são urgentes. E é o que demonstra também a nova pesquisa do Ibope sobre confiança do cidadão brasileiros nas instituições. Este ano, mais uma vez os partidos políticos ocuparam a última posição da tabela, e o Congresso Nacional, a penúltima.
Pois aqui no www.avozdocidadao.com.br você têm link para a página do Sinal. Acessem, respondam à enquete e ajudem a mostrar o que os cidadãos brasileiros realmente pensam de seu sistema político-partidário.
E não deixem de participar da segunda grande marcha contra a corrupção que será realizada no feriado do dia 12 de outubro, quarta que vem, em dezenas de cidades por todo o país. Aproveite e veja aqui na Voz do Cidadão se vai ter alguma manifestação aí na sua cidade.
Até a semana que vem!