Encontro contará com participantes de todos os estados brasileiros

Transparência reúne no DF representantes de todos os estados

Evento: Encontro Nacional dos Representantes da Consocial – CGU
Temas: Transparência, fiscalização de gastos públicos, mobilização da sociedade
Dia: 01/02/2012
Local: Escola de Administração Fazendária (ESAF) – Rodovia DF-001 km 27,4/ Setor de Habitações Individuais Sul- Lago Sul/DF – CEP: 71686-900

O Encontro ocorrerá durante todo o dia, no entanto, o secretário de Prevenção da Corrupção e Informações Estratégicas da Controladoria-Geral da União (CGU), Mário Vinícius Spinelli, a diretora de Prevenção da Corrupção da CGU, Vânia Vieira, e o coordenador executivo nacional da Consocial, Fábio Felix, estarão presentes pela parte da manhã

Mais de 140 representantes da Conferência Nacional sobre Transparência e Controle Social (Consocial) se reúnem em Brasília nesta quarta-feira, 01 de fevereiro, para debater mecanismos de participação da sociedade na gestão pública, estratégias para tornar o governo mais transparente e diretrizes para a prevenção e combate à corrupção. O 1º Encontro Nacional dos Representantes da Consocial reunirá participantes de todos os estados brasileiros, membros da organização nacional e integrantes da coordenação executiva da conferência.

Todas as instituições envolvidas participarão de uma mesa redonda, quando terão a oportunidade de apresentar o andamento das discussões sobre esses temas nos municípios, analisar as atividades do processo conferencial, traçar novas diretrizes e compartilhar boas práticas. Entre os participantes estarão presentes o secretário de Prevenção da Corrupção e Informações Estratégicas da Controladoria-Geral da União (CGU), Mário Vinícius Spinelli, a diretora de Prevenção da Corrupção da CGU, Vânia Vieira, e o coordenador executivo nacional da Consocial, Fábio Felix.

A Consocial é fruto de uma solicitação feita pela sociedade ao Executivo e está sob a responsabilidade da Controladoria-Geral da União (CGU). O objetivo maior da conferência é estabelecer com governos, cidadãos, empresas e organizações da sociedade civil diretrizes para a construção de um Plano Nacional sobre Transparência e Controle Social.

Com o tema “A Sociedade no Acompanhamento e Controle da Gestão Pública”, desde julho de 2011 a Consocial realizou etapas preparatórias em 2.300 municípios. A partir de fevereiro deste ano começam os eventos estaduais. A CGU pretende mobilizar mais de um milhão de brasileiros, direta ou indiretamente, que serão representados por cerca de 1.200 delegados esperados para a etapa nacional da Consocial, que acontece entre os dias 18 e 20 de maio deste ano, em Brasília.

Além de participar das etapas estaduais e municipais, a sociedade poderá debater os temas da Consocial por meio da participação em conferências livres e uma virtual, bem como integrar programas e atividades especiais como concursos culturais, debates acadêmicos e seminários. Basta encaminhar as propostas à coordenação executiva nacional via portal da 1ª Consocial (www.consocial.cgu.gov.br).

Deixe uma resposta