Em tempos de aquecimento global, entidades desenvolvem iniciativas para a proteção do meio ambiente
As agressões ao meio ambiente que acontecem em todo o planeta estão atingindo níveis históricos, fazendo com que diversas entidades se mobilizem e desenvolvam ações junto às comunidades.
Hoje vamos comentar duas iniciativas, uma no Rio de Janeiro e outra em São Paulo, que mostram que a sociedade civil está alerta e consciente da importância da participação de todos.
No Estado do Rio de Janeiro, na cidade de Niterói, o Instituto Vital Brazil conseguiu implantar em quatro bairros um programa de coleta de embalagens do tipo TetraPak, as famosas “caixinhas longa vida”. E os cidadãos compreenderam a importância da iniciativa e corresponderam às expectativas do Instituto. Desde outubro de 2007, mais de 700 quilos de embalagens já deixaram de ir para o meio ambiente e foram encaminhados para reciclagem. Para vocês terem uma idéia, esse tipo de embalagem levaria mais ou menos 100 anos para se decompor na natureza. Uma ação exemplar do Instituto Vital Brazil, em parceria com a fabricante das caixinhas, e que tem tudo para servir de modelo para outras cidades.
Uma outra iniciativa vem de São Paulo, e vem propor uma discussão mais aprofundada sobre outra vilã na poluição ambiental, principalmente nas áreas urbanas: as conhecidas garrafas pet.
O movimento Pet Consciente já está aceitando inscrições para entidades e cidadãos interessados em participar do 2º Fórum de Discussão sobre o Impacto do Pet no Meio Ambiente, que vai acontecer agora em julho, no Rio de Janeiro. A maior luta do movimento é pela conscientização sobre os danos que as embalagens do tipo pet fazem ao meio ambiente, além do apoio e divulgação a iniciativas que tornam mais racional a sua utilização e coleta após uso.
Segundo o movimento, o Brasil, apesar de ser o segundo país do mundo em reciclagem de pet, só recicla metade do que produz. A outra metade, cerca de 200 mil toneladas, acaba no mar, nos rios, lagos, córregos e lixões. O que acaba causando não só poluição mas enchentes e outros desastres.
Aqui na Voz do Cidadão vocês encontram links especiais para a página do Instituto Vital Brazil e do movimento Pet Consciente, onde vocês podem encontrar mais informações.