Dica do Movimento 31 de Julho

Site Mensalinho torna mais fácil o monitoramento de gastos parlamentares

Essa dica de cidadania de hoje nos foi passada pelo pessoal do Movimento 31 de Julho, uma organização do Rio de Janeiro que atua no monitoramento e fiscalização dos gastos públicos.

O Movimento nos avisa do lançamento do site “Mensalinho”, uma ferramenta de internet fundamental para conhecer e entender os gastos que os parlamentares fazem a título de verba indenizatória. Para quem não lembra, essa verba é o dinheiro que cada deputado recebe para cobrir despesas de gabinete e de locomoção durante o mandato.

O Mensalinho é na verdade uma espécie de programa de computador que rastreia as prestações de conta de cada deputado e coloca os valores encontrados de uma forma que fica bem fácil para qualquer leigo entender e fiscalizar. E até com o CNPJ da empresa que emitiu o recibo para ficar mais fácil o nosso monitoramento.

É bom observar que esses gastos já estão todos disponíveis ao público no site da Câmara dos Deputados, mas de uma forma desorganizada e bem difícil de entender. Com o Mensalinho, é até fácil perceber onde estão os valores absurdos e os gastos suspeitos feitos pelos políticos. E o site até mostra quem são os campeões de gastos em categorias como locação de veículo, contratação de segurança própria, combustíveis e outros.

Informação fácil e rápida para quem quer se tornar um verdadeiro cidadão atuante e começar a fiscalização e monitoramento do que fazem os políticos com o nosso dinheiro.

Acesse aqui o site do Mensalinho >>

Deixe uma resposta