Dia nacional da poesia marca data de aniversário de Castro Alves

Dia nacional da poesia marca aniversário de Castro Alves

No dia 14 de março é comemorado o dia nacional da poesia. A data foi escolhida em função do nascimento do poeta símbolo do abolicionismo no Brasil, o baiano Antônio Frederico de Castro Alves (1847 – 1871).

Ícone do abolicionismo

Castro Alves é conhecido como símbolo maior da luta pela abolição da escravidão e pelas intensas críticas empreendidas contra os escravagistas. Castro Alves utilizou a literatura e a poesia como sua maior arma contra o escravagismo. Em “Navio Negreiros”, denunciou o preconceito racial e os maus tratos que os negros eram constantemente submetidos em nossa sociedade. Porém, foi em “A Canção do Africano”, publicado em “A Primavera”, que Castro Alves retratou pela primeira vez a essência da escravidão no Brasil.

Grande precursor do realismo no Brasil, ao lado de Machado de Assis e Tobias Barreto, Castro Alves foi um dos poetas que mais denotou o sentido do gênero no Brasil. Preocupado com a situação dos escravos, se imiscuiu de corpo e alma na luta pelo reconhecimento e adesões à causa da abolição na sociedade intelectual brasileira.

Cursou direito na faculdade do Recife e teve grande participação na vida acadêmica e política da universidade. Era republicano por convicção e defendia o voto direto como prerrogativa do sistema de governo em questão. O “poeta dos escravos”, como era chamado, morreu cedo, em julho de 1871, com apenas 24 anos, acometido por tuberculose, morte comum em sua época.

Comemoração do dia nacional da poesia pelo país

Nos diversos estados, o Brasil se prepara para atividades alusivas às datas. No Rio de Janeiro, a Semana da Poesia Rio 2012 homenageia Torquato Neto, poeta da Tropicália, e Chico Buarque de Hollanda, compositor e escritor. Além dos saraus em espaços culturais, teatros, bares e livrarias, estão previstos lançamentos de livros e apresentações em escolas e ao ar livre. Também serão recolhidas assinaturas para o Manifesto a Favor do Rio, Capital da Poesia.

Para saber mais sobre a Semana da Poesia Rio 2012, clique aqui

Deixe uma resposta