Denúncias de abusos nas manifestações serão investigadas em várias cidades
Boa noite Thiago Matheus e ouvintes aqui do Agito! Como todo mundo já viu nos noticiários e nas redes sociais, a polícia tem sido acusada de abusar da violência em várias das manifestações destas últimas semanas. E também todos sabem que em várias delas verdadeiros vândalos se infiltraram para praticar os mais variados delitos, além de provocar um clima de tensão entre manifestantes e policiais.
Por causa disso, em várias cidades diversas organizações estão se aliando ao Ministério Público para esclarecer todos os casos e levar à Justiça os suspeitos, tanto do lado policial quanto dos vândalos.
Por exemplo, no Rio de Janeiro, o serviço Disque-denúncia divulgou que está recebendo vídeos, fotos e relatos de quem presenciou algum ato de vandalismo ou outro tipo de delito durante os eventos. Para isso, basta enviar sua mensagem e os anexos para o e-mail denuncievandalos@disquedenuncia.org.br, com o seu anonimato garantido. Além desta iniciativa, um grupo de deputados da assembleia legislativa do estado também está recebendo vídeos e fotos, mas desta vez sobre eventuais abusos da polícia, com o objetivo de acionar o Ministério Público.
Já em Belo Horizonte, onde algumas das manifestações terminaram em conflito, a assembleia legislativa de Minas Gerais e organizações de direitos humanos estão trabalhando em conjunto para receber as denúncias contra abuso policial. Quem tiver algum material, deverá enviar para o e-mail atingidoscopa2014@gmail.com. Os casos serão avaliados e enviados para a própria corregedoria da Polícia Militar do estado.
Em Teresina, outro palco de conflitos em manifestações, a OAB regional fechou uma parceira com o Ministério Público e a Polícia Militar para recebimento de denúncias ou informações importantes. Foi criado um comitê especial formado por dez advogados, um promotor, um delegado de polícia, dois policiais militares, um juiz do Tribunal de Justiça, um Defensor Público e um representante da secretaria municipal de transportes.
Assim como é injustificável a depredação de patrimônio público, o abuso de força contra os manifestantes também deve ser investigado e punido com rigor.
Aqui na Voz do Cidadão preparamos uma lista com telefones e e-mails de órgãos e instituições que estão recebendo as denúncias dos cidadãos em diversas cidades por todo o país. Não deixem de participar e denunciar os delitos e abusos. É nosso dever de cidadãos conscientes e atuantes.