Crianças: o futuro da cidadania

Um dos pilares da causa da cidadania é o compromisso com a educação básica de qualidade pois a criança é o cidadão do futuro. Quanto melhor formarmos esses jovens cidadãos, melhor será a qualidade da transformação que eles farão em nosso país. E para que essa formação seja sólida, é preciso não apenas a educação formal, mas também que lhes seja dado o exemplo do que é correto fazer.

Como já tivemos oportunidade de observar aqui, cidadania é exemplaridade. Não é apenas a boa conduta cidadã individual mas, acima disto, é procurar influenciar outros cidadãos com nosso exemplo, e assim conseguir com que eles passem a fazer o mesmo.

Pois, a esse propósito, gostaríamos de recomendar um vídeo que descobrimos nesse vasto território da internet. Uma entidade australiana de atenção às crianças, a Child Friendly, veiculou na TV local um anúncio justamente chamando a atenção para a questão da exemplaridade na boa formação dos cidadãos do futuro. O texto é simples e direto: “Crianças vêem. Crianças fazem. Seja uma influência positiva para elas.”

As cenas são igualmente simples e fortes, mostrando adultos fazendo coisas erradas no dia-a-dia enquanto crianças vão atrás repetindo os erros. Assim, falta de respeito com os outros, violência, descaso e outros comportamentos que nunca admitimos abertamente são assimilados com facilidade pelas crianças, sempre atentas ao mundo dos adultos.

Neste mês das crianças, vale a pena conhecer e refletir sobre como será que nossas crianças estão nos vendo. Pois é no presente que está sendo formado o seu futuro.

Clique na Agenda da Cidadania aquin da Voz do Cidadão e assista ao vídeo da entidade Child Friendly.

Deixe um Comentário

Você precisa fazer login para publicar um comentário.