Criança, a alma do negócio

Recebemos aqui na Voz do Cidadão uma mensagem do Instituto Alana, de São Paulo, divulgando um documentário que tem um tema dos mais oportunos nesta época de festas e perigo de consumismo.

Trata-se do excelente documentário “Criança, a alma do negócio”, de Estella Renner, que foi lançado durante o II Fórum Internacional Criança e Consumo que aconteceu em setembro deste ano, em São Paulo.

No filme, a diretora mostra de maneira clara e firme como o excesso de mensagens publicitárias dirigidas às crianças vem ao longo dos anos causando comportamentos que atrapalham o desenvolvimento pleno desses futuros cidadãos. E muito sérios, como o uso de maquiagem na infância, consumismo alimentar como compensação de deficit de atenção e até o aparecimento precoce de desejo sexual. Impressiona o depoimento de uma menina de apenas 13 anos e já grávida pela segunda vez.

E mostram que o assunto já vem sendo discutido com atenção em outros países mais desenvolvidos. Por exemplo, Inglaterra, Bélgica, Suécia, Estados Unidos e Canadá estão dentre muitos países que já impõem limites ao exagero de apelos da publicidade destinada às crianças, a chamada “apelação”.

Os dados brasileiros são preocupantes. Segundo o IBGE, a criança brasileira á a que mais assiste TV no mundo. A Avisa-Agência de Vigilância Sanitária vem divulgando que 30% da população infantil brasileira está acima do peso, e 15% já são consideradas obesas.

Aqui na Voz do Cidadão também estamos divulgando o trailer do documentário “Criança, a alma do negócio”, de Estella Renner. Vale a pena assistir e refletir sobre a maneira como educamos nossos próprios filhos.

Afinal, é preciso impor limites a mensagens para pessoas que ainda não têm discernimento para entender e resistir aos apelos irresistíveis a que estão expostas no dia-a-dia.

Conheçam também o trabalho do Instituto Alana, com estas e outras informações sobre crianças, educação e consumo.

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