Controle social será reforçado com inclusão digital de conselhos de saúde

A luta da cidadania pelo controle social dos mandatos, dos governos e dos orçamentos públicos acaba de ter uma notícia importante, desta vez na área da Saúde. O Ministério da Saúde, o Conselho Nacional de Saúde e o Banco do Brasil assinaram semana passada um acordo de cooperação técnica para a inclusão digital dos conselhos de saúde.

O Programa de Inclusão Digital dos Conselhos de Saúde, o PID, tem como meta contribuir para que os conselhos de saúde incorporem o controle social digital em seu dia a dia, por meio do uso da informática e da internet como ferramentas para busca de informações em saúde e para o reforço da comunicação entre os conselhos e entre eles e a sociedade.

O principal objetivo é levar aos conselheiros a possibilidade de acesso à internet, à comunicação e à informação em saúde. Por meio deste instrumento, eles poderão on-line, por exemplo, acessar as bases de dados de saúde e acompanhar informações importantes, como repasses de recursos e o andamento de convênios. Dessa forma, serão dados aos cidadãos mais instrumentos para o controle social na área da saúde, pois cada conselho é composto por representantes do poder público local, dos trabalhadores do SUS e dos usuários do sistema de saúde.

Segundo o ministro da Saúde, José Gomes Temporão, este “é um processo fundamental não só para a qualificação dos conselheiros de saúde mas também porque podemos compreender esses espaços como sendo de disseminação de uma cultura, de uma determinada visão de política pública”.

A iniciativa também oferece uma ferramenta de comunicação, o que deve permitir o aumento da integração dessas entidades e da participação nas decisões de políticas estaduais e nacionais. Uma parceria com o Ministério das Comunicações deve garantir o acesso à internet mesmo nos locais mais distantes.

O projeto prevê a aquisição total de 5.564 computadores. Na primeira etapa, que já está em execução, serão entregues 3.170 máquinas para os conselhos inseridos no Cadastro Nacional de Conselhos de Saúde. Além disso, será feito treinamento em informática e capacitação para acessar as bases de dados em saúde. segundo o Ministério da Saúde, até agora o projeto contou com um investimento de cerca de R$ 7 milhões e a estimativa é de que sejam investidos mais R$ 6 milhões para finalizá-lo.

Mais informações sobre os conselhos de saúde você podem ter no portal da Voz do Cidadão, onde colocamos um link direto para a página do Ministério da Saúde, o www.portal.saude.gov.br. Temos também um link para o site do Conselho Nacional de Saúde, que é o www.conselho.saude.gov.br.

Para acessar, conhecer e se manter informado!

Deixe um Comentário

Você precisa fazer login para publicar um comentário.