Cidade do interior do Estado do Rio realiza 1ª Conferência de Controle Social

Próxima quarta-feira, dia 24, um evento no interior do Estado do Rio de Janeiro tem tudo para se tornar um bom exemplo para a cidadania brasileira no seu mais fundamental objetivo: o controle social de mandatos, governos e orçamentos públicos.

Com a presença de técnicos e representantes de movimentos sociais do Rio de Janeiro, Maringá e de Campos, será realizada a 1.ª Conferência Local de Controle Social. A idéia surgiu numa reunião do Fórum Permanente das Entidades Civis da cidade, que teve a presença de sindicatos, organizações da sociedade civil e associações, num total de 20 entidades.

O objetivo do projeto é discutir como organizar as entidades da sociedade civil da região em torno de um organismo único de controle dos poderes públicos locais, no estilo de outras já existentes no país, tais como “Nossa São Paulo”, “Rio Como Vamos” e “Observatório Social”, de São Paulo. A novidade aqui, para a cidadania, é que pela primeira vez fora do eixo São Paulo/Rio de Janeiro se articula um grupo tão grande de entidades para estudar, planejar e pressionar um governo regional para o efetivo controle social das suas ações. E é exatamente isso que serve de exemplo e estímulo para que outras organizações da sociedade civil, em outros estados, também se articulem e formem seus grupos.

No caso de Campos, o ponto de partida foi a experiência já obtida pelo pioneiro Fórum Permanente das Entidades Civis da cidade, que já vinha se reunindo regularmente para discutir os problemas locais.  Segundo o organizador do projeto, o professor Hamilton Garcia, da Universidade Estadual do Norte Fluminense, uma das grandes vantagens do projeto é a grande variedade dos grupos envolvidos, e o complexo universitário instalado em Campos tem um papel relevante a cumprir junto às entidades civis no sentido de, por meio da participação popular, produzir melhores governos para a cidade, independentemente de partidos.

Próxima quarta-feira, dia 24, quem estiver em Campos, no interior do Rio de Janeiro, tem o dever de cidadania de participa da 1ª Conferência Local de Controle Social, no CEFET, auditório Cristina Bastos, a partir das seis e meia da tarde.

Mais uma iniciativa que pode e deve ser levada para outros municípios em todo o país. Mais informações aqui no www.avozdocidadao.com.br!

Deixe um Comentário

Você precisa fazer login para publicar um comentário.