Charges sobre Rui Barbosa durante a Campanha Civilista

Edições Casa de Rui Barbosa convida para o lançamento de “O Civilista”

Dia 31 de julho, a partir das 17 horas

                                O Civilista  

O Civilista: Rui Barbosa no imaginário político dos chargistas  brasileiros

Luiz Guilherme Sodré Teixeira (organização), Pedro Krause Ribeiro e Silvana Maria da Silva Telles
Edições Casa de Rui Barbosa
196 páginas

 “O Civilista: Rui Barbosa no imaginário político dos chargistas brasileiros” pretende mostrar a visão que os chargistas do início do século XX tinham sobre Rui Barbosa durante a Campanha Civilista (1909-1910). O livro reúne diversas ilustrações, publicadas em diferentes revistas e jornais da época, que desenham Rui Barbosa ora como vilão, ora como herói, pois com a política oligárquica em crise, foram adotadas posições divergentes em torno da imagem do jurista.

 Há algumas décadas o Centro de Pesquisa da Casa de Rui Barbosa vem se dedicando ao estudo do humor, e em particular ao traço do humor, com a linha de estudos “Intelectuais, imprensa e humor”, da qual faz parte Luiz Guilherme Sodré Teixeira, organizador do livro. No processo de seleção de imagens, o pesquisador contou com a colaboração de Silvana Maria da Silva Telles, especialista em Rui Barbosa e Pedro Krause, também responsável pelos textos analíticos que complementam o volume.

 A publicação traz o diferencial de utilizar uma fonte de pesquisa por vezes marginalizada pela academia, mas que através da vertente cômica e satírica estabelece uma opinião sobre os atores sociais de uma época, podendo se tornar uma valiosa ferramenta de análise histórica. Nesse sentido, o livro destaca o importante papel dos chargistas na construção do nosso imaginário político.

 LANÇAMENTO DIA 31 DE JULHO

 Além de “O Civilista”, na mesma ocasião serão lançados outros três livros recentemente editados pela Fundação Casa de Rui Barbosa, são eles: “Cartas de Murilo Mendes a correspondentes europeus”, “A norma brasileira em construção: cartas a Rui Barbosa (1866 a 1899)” e Discursos: 1923, v.48 das obras completas de Rui Barbosa”. O evento, que acontece no auditório da FCRB, será precedido de uma mesa-redonda com os organizadores dos livros.

Evento de lançamento 31 de julho, às 17 horas
Rua São Clemente 134, Botafogo, Rio de Janeiro

Para saber mais, conheça aqui o site da Edições Casa de Rui Barbosa >>

Deixe uma resposta