CGU vence prêmio e-Gov com seu Observatório da Despesa Pública
A tarefa de fiscalizar o que os governantes fazem com o dinheiro público depois de eleitos não é única da cidadania consciente. Existem instituições do Estado que têm a função constitucional de pesquisar, investigar e denunciar servidores, gestores e mandatários públicos que tentam se utilizar de recursos públicos como se fossem sua propriedade privada.
A Controladoria-Geral da União, a CGU, é uma dessas instituições. A instituição foi criada para fiscalizar todos os recursos que são repassados por entes federais para estados, municípios e outras entidades. Para isso, a instituição vem desenvolvendo diversas ferramentas de fiscalização e divulgação de ações, como o Portal da Transparência e o Observatório da Despesa Pública.
Essas iniciativas têm tido grande sucesso e a boa notícia é que uma delas, o Observatório da Despesa Pública, acaba de receber o Prêmio Excelência em Governo, o e-Gov 2010. Esse prêmio é da mais alta importância pois reconhece iniciativas que buscam tornar mais ágil, eficiente e transparente as ações das administrações públicas tanto a nível federal quanto estadual ou municipal.
O Observatório da Despesa Pública da CGU produz informações para uso interno da instituição, que são muito úteis nas auditorias e podem dar início a investigações. Por meio do cruzamento de grandes bancos de dados do governo federal, é possível identificar distorções e irregularidades que servem para estimular as primeiras checagens.
É uma grande arma na prevenção da corrupção no poder público exercida pela CGU. Mas acima de tudo, é dever de todo cidadão consciente participar, pois estamos falando de verbas públicas, ou seja, o meu, o seu, o nosso dinheiro suado que está em jogo.
Se você souber de servidores se utilizando irregularmente de verbas federais, não hesite em denunciar. Aqui na Voz do Cidadão temos um link especial para a página de denúncias da CGU com explicações detalhadas do que denunciar e como fazer isso. E temos outro link para mais informações sobre o premiado Observatório da Despesa Pública. Não deixe de acessar e indicar para a sua lista de amigos.