CGU constata problemas em licitações em 110 de 120 municípios fiscalizados

ouvirComo já tivemos oportunidade de comentar aqui no Quintal, a Controladoria-Geral da União, a CGU, é um órgão do poder Executivo encarregado de combater fraudes e corrupção dentro do poder público, favorecendo com isso a transparência da gestão da administração pública federal.

A CGU fiscaliza regularmente as transferências de verbas federais para os municípios, seja para compra de merenda escolar e obras de infra-estrutura emergenciais, ou mesmo de programas federais de governo como o Fundo de Desenvolvimento da Educação Básica, o Fundeb, ou o PAB, Piso de Atenção Básica, para a área da saúde.

Pois a CGU acaba de divulgar os relatórios referentes às duas últimas auditorias feitas nas contas de 120 municípios em todo o Brasil. E o resultado não foi nada bom para nós, cidadãos eleitores e pagadores de impostos.

Mais uma vez, a CGU constatou que as irregularidades em licitações são o problema mais frequente no uso de verbas públicas federais. Dos 120 municípios fiscalizados pelo Programa de Fiscalização por Sorteios da CGU, nada menos que 110 apresentaram algum tipo de problema relacionado a alguma licitação, o que representa mais de 90% do total.

Nesses municípios, a irregularidade mais comum é a compra de itens sem a devida licitação pública, além de casos de simulação, com montagem e favorecimento no processo. Teve caso até de conluio entre os licitantes. Ou seja, fica cada vez mais evidente, pelos resultados das fiscalizações da CGU e dos Tribunais de Contas, que não podemos ficar parados assistindo nossos políticos fazerem o que querem com o nosso dinheiro. Seja individualmente ou através de uma associação profissional, civil ou de moradores, devemos cobrar sempre a mais absoluta transparência na aplicação de verbas públicas, sobretudo as verbas da Educação.

E por falar em transparência, a CGU tem uma ótima novidade para a Copa do Mundo no Brasil. O ministro-chefe da CGU, Jorge Hage, acaba de anunciar que todos os gastos e movimentações financeiras relativos à copa e as olimpíadas e paraolimpíadas serão divulgados no Portal da Transparência. Uma excelente iniciativa que vem mostrar o compromisso da CGU com o combate às fraudes e à corrupção.

Para quem quiser conhecer mais sobre os problemas com as verbas federais nos municípios fiscalizados pela CGU, temos aqui na vozdocidadao.com.br um link especial para os relatórios finais. Conheça e cobre do seu prefeito ou vereador uma rígorosa fiscalização sobre o destino do meu, do seu, do nosso dinheiro!

Deixe um Comentário

Você precisa fazer login para publicar um comentário.