CDI lança na Fundição Progresso, no Rio, seu maior centro de inclusão digital

Num mundo cada vez mais rápido, integrado e de valorização do conhecimento, as iniciativas de inclusão digital de cidadãos são muito bem-vindas. A mais recente aconteceu esta semana, com a inauguração do mais novo centro de educação do Comitê para Democratização da Informática, o CDI.

Através do projeto CDI Comunidade, a entidade abriu na Fundição Progresso, no Rio de Janeiro, o seu núcleo de número 800, colocando à disposição dos seus usuários nada menos que 55 computadores, para cursos básicos e avançados. O objetivo é beneficiar gratuitamente milhares de cidadãos da região do centro da cidade.

Além do conhecimento sobre informática, a proposta do CDI é interessante do ponto de vista da cidadania, na medida em que a entidade estimula o empreendedorismo e o protagonismo social dos jovens, estimulando também o desenvolvimento comunitário, a formação de redes sociais, a troca de experiências e até a criação de oportunidade de trabalho. E sempre tendo como base o uso da tecnologia.

O trabalho tem sido muito bem sucedido e já se tornou internacional. Hoje, os projetos do CDI estão presentes em 11 países e em seus 14 anos de existência já beneficiaram diretamente mais de um milhão de pessoas. Por isso, o CDI já conquistou 60 prêmios internacionais, de organizações como a ONU, a Unesco, a Unicef, a Fundação Avina e outras. O próprio fundador do CDI, Rodrigo Baggio, já foi apontado pelo Fórum Econômico Mundial; como um dos 50 líderes latino-americanos que farão diferença no terceiro milênio.

Pois para conhecer mais sobre este trabalho de cidadania exemplar realizado pelo CDI, temos aqui na Voz do Cidadão um link direto para o portal da entidade, o www.cdi.org.br.

Conhecer e indicar para outros é dever de todo cidadão que reconhece na informática um poderoso instrumento de inclusão social.

Deixe um Comentário

Você precisa fazer login para publicar um comentário.