Cartilha da AMB sobre Reforma Política recebe apoio dentro do Congresso

Foi lançada agora no final de fevereiro, pela Associação dos Magistrados Brasileiros, a AMB, uma das iniciativas mais promissoras para a luta da cidadania: a reforma política.

Estamos falando da campanha “Reforma Política: conhecendo, você pode ser o juiz desta questão”, cujo ponto principal é uma cartilha de 20 páginas que será distribuída gratuitamente em todo o país, e que já está disponível na íntegra aqui no www.avozdocidadao.com.br.

Em linguagem simples e didática, a cartilha explica o que é a reforma política, porque ela é necessária ao Brasil, quais são as principais propostas que estão na pauta de votação no Congresso e, principalmente, quais são os pontos a favor e contra cada uma delas. Na cartilha, são abordados temas de grande importância, como voto distrital, voto facultativo, voto secreto nas votações do congresso, fidelidade partidária, voto em lista, financiamento público de campanhas, cláusula de barreira, e outros. O presidente da entidade, Rodrigo Collaço, disse que a idéia de fazer a campanha surgiu quando a AMB fez a Operação Eleições Limpas, no ano passado. Durante a campanha, percebeu-se que a sociedade desejava uma reforma política, mas, quando os cidadãos eram perguntados sobre pontos específicos, pessoas das mais variadas classes de instrução mostravam não saber como a reforma poderia ser feita.

A iniciativa começa a receber incentivo até dentro do Congresso Nacional. O deputado Chico Alencar acaba de declarar seu apoio à iniciativa e inclusive já pediu mais de dois mil exemplares da cartilha para que ele mesmo possa distribuir e divulgar seu conteúdo.
E aí é que reside a diferença de um cidadão exemplar e um cidadão comum: quando um torna pública a sua participação e o outro se limita a cumprir seus deveres civis.

Sob o ponto de vista da cidadania, a posição da AMB tem todo o apoio da Voz do Cidadão. Com o fim das eleições e o aumento da violência não só nos grandes centros, mas também no interior dos estados, não se falou mais em Reforma Política. Acontece que é no plano político que se move a plena cidadania e se supera os gargalos da gestão pública, cobrando posições das autoridades e políticos, buscando o controle social dos cidadãos pagadores de impostos e eleitores sobre os mandatos, os governos e o destino dos orçamentos públicos.

Uma iniciativa como a da cartilha de Reforma Política, com um conteúdo bastante acessível, só pode enriquecer esse debate, na medida que dá a oportunidade para que um número maior de cidadãos participe dessa discussão fundamental.

Aqui no portal vocês encontram a íntegra da cartilha “Reforma Política: conhecendo, você pode ser o juiz desta questão”. Para conhecer, baixar e repassar para sua lista de contatos. Participe!

Deixe um Comentário

Você precisa fazer login para publicar um comentário.