Carta aberta aos usuários da homeopatia

Domingo passado foi realizada na praia de Copacabana, no Rio de Janeiro, uma caminhada em prol de uma das lutas mais importantes para a medicina de hoje: a regulamentação da homeopatia como prática de saúde. Mais que apenas a luta por uma prática medicinal, o objetivo deste ato é defender a liberdade de opção terapêutica, e embora realizada no Rio de Janeiro – com outras caminhadas já marcadas para outros bairros da cidade – esta é uma luta de importância nacional.

Uma das principais entidades de defesa dessa causa, a ong Homeopatia Ação pelo Semelhante vem fazendo diversas ações buscando apoio dos cidadãos para a Portaria 971 de 03 de maio de 2006 do Ministério da Saúde. A proposta solicita ao ministro da Saúde, que regulamente a prática da homeopatia, indicando as regras que possibilitarão a implantação e implementação das Práticas Integrativas e Complementares de Saúde. Assim, será possível efetivar a sua inclusão nos serviços oferecidos pelo SUS, garantindo aos cidadãos o acesso a este direito.

No próprio site da entidade, o www.semelhante.org.br, vocês podem assinar o manifesto “Homeopatia Direito de Todos” que, segundo a entidade, já tem quase 12 mil adesões desde agosto do ano passado, quando foi lançado.

O Dr. Hylton Luz, presidente da entidade, acaba de divulgar uma “carta aberta aos usuários da homeopatia”, onde denuncia as tentativas de revogar a homeopatia como especialidade e de bani-la dos meios médicos. Dr. Hylton ressalta que a chamada “medicina científica” atende a menos de 1/3 da população do mundo, que os 2/3 restantes se tratam com medicinas tradicionais, algumas, como a chinesa e indiana com mais de 5.000 anos. Segundo o médico, a questão envolve a todos nós, e deve ser amplamente discutida antes de qualquer decisão.

Aqui na Voz do Cidadão vocês podem ler a íntegra da “carta aberta aos usuários da homeopatia”, do Dr. Hylton Luz. Preparamos também um link direto para o site da entidade, o www.semelhante.org.br, onde vocês podem conhecer em detalhes este polêmico tema, quais as farmácias e entidades que estão apoiando, além de informações sobre outros projetos.

Mais dicas sobre esta e outras lutas da cidadania você têm no www.avozdocidadao.com.br, ou pelo e-mail avozdocidadao@avozdocidadao.com.br.

Vamos acessar e participar!