Caravana Contra a Corrupção no interior de Minas Gerais
Afastado primeiro prefeito do Brasil envolvido com a Máfia dos Sanguessugas
Mais um passo exemplar é dado na direção de mais justiça, transparência e fiscalização no trato do patrimônio público. Menos de uma semana depois da passagem da Caravana Todos Contra a Corrupção pelo município, João Ferreira Lima, de Januária, no norte de Minas Gerais, tornou-se nesta sexta-feira o primeiro prefeito do Brasil afastado do cargo por suspeita de envolvimento com a Máfia dos Sanguessugas, que ficou conhecida por desviar recursos públicos através de um esquema de venda superfaturada de ambulâncias e pagamento de propina a prefeitos e deputados.
O projeto da Caravana Todos contra a Corrupção no norte de Minas teve a liderança do IFC (Instituto de Fiscalização e Controle), e contou com a participação de uma equipe formada por técnicos do Tribunal de Contas da União (TCU), Controladoria Geral da União (CGU) e a União Nacional dos Auditores Fiscais do Sistema Único de Saúde (Unasus).
A Caravana “Todos Contra a Corrupção” é um evento realizado nos municípios que fazem parte do projeto Adote um Município. Seu objetivo é chamar atenção da população para a importância do combate à corrupção, além de legitimar o trabalho da Ong local que, associada ao A1M, cumpre a função de fiscalização e controle social sobre o governo e mandato público. A idéia dessas audiências públicas é fazer com que a população e os vereadores participem das discussões sobre corrupção e conheçam o trabalho que a Ong local está desenvolvendo para resolver esse problema. São ministradas palestras e realizadas reuniões com as lideranças populares e políticas, para análise dos maiores problemas do município.
Importante: a partir de dezembro de 2006, conforme um acordo assinado com a Presidência da República, toda cidade a receber a caravana “Todos Contra a Corrupção” também passaram a receber a auditoria da Controladoria-Geral da União (CGU).
A caravana já percorreu 24 municípios de 4 estados, levando informações sobre como fiscalizar o trabalho do governo local. Na primeira visita ao Norte de Minas, os técnicos cumpriram agenda de encontros com lideranças políticas e comunitárias dos municípios de Januária (12/04), Montalvânia (13/04) e Mirabela (14/04).
A propósito, a essa decisão de afastar o prefeito de Januária do cargo, cabe recurso para o Tribunal de Justiça de Minas Gerais, mas o Ministério Público acredita que o TJMG manterá a decisão de primeira instância, por causa da quantidade e da solidez das provas existentes.
Pois aqui na Voz do Cidadão temos um link direto para a lista de cidades visitadas por essa caravana exemplar e como foram os trabalhos em cada uma delas.
Acessem, conheçam e participem!