Câmaras municipais não param de crescer
2012 é ano de eleições municipais. Em todo o país, novos prefeitos e vereadores serão eleitos e vale a pena conferir de perto o que os políticos locais estão fazendo.
Esta semana, tivemos uma notícia não muito boa para os cofres públicos municipais, ou seja, o nosso dinheiro suado dos impostos que pagamos.
Segundo levantamento da Confederação Nacional dos Municípios, a CNM, mostrou um acréscimo de nada menos que 3.672 novas vagas de vereadores em mais de mil cidades brasileiras, que serão preenchidas após as eleições de outubro. Esse aumento foi possível porque o Congresso estipulou ano passado novos critérios para o limite das câmaras, com base na revisão da população feita pelo IBGE. No total, um aumento de mais de 7% em relação às últimas eleições municipais, em 2008.
Um bom exemplo é o estado do Rio de Janeiro. Dos 50 municípios 32 vão eleger vereadores a mais. Imaginem o rombo nas contas municipais.
Mas a sociedade civil está de olho e em Araraquara, interior do estado de São Paulo, a movimentação foi exemplar. O movimento Reage Araraquara foi às ruas e conseguiu mais de 15 mil assinaturas contra um aumento absurdo de 60% nos vencimentos dos vereadores. E eles conseguiram fazer a Câmara de vereadores da cidade recuar. O sucesso até permitiu aos organizadores do movimento tentar vôos mais altos e a organização está em contato com a já lendária rede Amarribo para adquirir know-how e experiência no controle social sobre os mandatos e o governo local.
Pra quem não lembra, vale comentar outra vez. A Amarribo nasceu como uma associação de moradores da cidade de Ribeirão Bonito, em São Paulo, e logo de cara conseguiu afastar o prefeito do município por improbidade administrativa. De lá para cá, desenvolveu uma tecnologia de controle social que foi elogiada até fora do Brasil e agora é a cabeça de uma rede de mais de 200 organizações semelhantes espalhadas pelo país. Uma verdadeira dor de cabeça para políticos que querem ocupar cargos públicos apenas para servir aos interesses individuais e não ao bem comum.
Confiram aqui no www.avozdocidadao.com.br o estudo completo da CNM.
E hoje fechamos nossos comentários com uma pergunta para vocês pesquisarem em suas cidades: se o seu município aumentou o número de vereadores, será que ele está arrecadando tão bem assim para aguentar esse custo extra?
Pensem nisso e até a semana que vem!
1 comentário
Deixe um Comentário
Você precisa fazer login para publicar um comentário.
[…] 02/06/2012 Frente Parlamentar do Trânsito Seguro lança novo site Câmaras municipais não param de crescer […]