Câmara cria Rede de Ética com apoio das carreiras de Estado
Como todos temos visto nos noticiários das últimas semanas, infelizmente não faltam ao nosso Senado Federal casos e mais casos de falta de decoro, de transparência e de respeito ao dinheiro público.
Enquanto isso, na Câmara dos Deputados, começa um movimento que pretende estimular o debate sobre a ética e os valores da cidadania. E até mesmo para procurar diferenciar a Casa da chamada “Câmara Alta”, que é o Senado. A iniciativa foi do Conselho de Ética e Decoro Parlamentar da Câmara, que estabeleceu parcerias com várias entidades da sociedade civil, como a Ordem dos Advogados do Brasil – OAB e o Rotary Club, além daquelas que representam os membros das carreiras de Estado, como a Associação dos Magistrados Brasileiros – AMB, a Associação Nacional dos Membros do Ministério Público – Conamp, e outras.
A idéia é criar uma Rede Nacional de Ética e Cidadania, que terá suas ações e projetos divulgados através do programa “O peixe e a arte de pescar”, disponível a todos pela internet. As entidades parceiras deverão ainda criar acordos de cooperação e desenvolver conteúdos pedagógicos.
Nós aqui no Quintal até já falamos de um dos projetos que passam a ser apoiados pela rede. É o “Cidadania e Justiça também se aprendem na escola”, da AMB. Além dele outros passam a ter maior visibilidade, como o projeto de educação ambiental “O futuro do planeta pertence às crianças”, da OAB. Ou o “Código de Ética do Legislativo Estadual, da entidade Unale – União Nacional dos Legislativos Estaduais.
Para a cidadania, é importante perceber como está funcionando a pressão dos cidadãos por um poder Legislativo que esteja mais próximo dos anseios e objetivos da sociedade. Nunca é demais lembrar o objetivo maior da cidadania é o controle social sobre mandatos, governos e orçamentos. E que se conseguiremos isso quando entendermos de fato que o verdadeiro dono de um mandato é o cidadão eleitor e não o cidadão eleito.
Para quem quiser conhecer mais sobre a iniciativa da Câmara dos Deputados, acesse o www.opeixeeaartedepescar.gov.br, que tem um link direto aqui na Voz do Cidadão.