Brasil produz muito e distribui pouco: é hora de agir

Brasil produz muito e distribui pouco: é hora de agir

Em nosso comentário de terça-feira passada neste espaço, observamos que o PIB recorde brasileiro, que ultrapassou o do Reino Unido ficando em sexto lugar no ranking mundial, pouco serve para aliviar a grande desigualdade em todo o país.

E isso no mesmo momento em que o Impostômetro, da Associação Comercial de São Paulo, cravou um trilhão e meio de reais de arrecadação em 2011, o que seria uma excelente notícia, se a desigualdade na distribuição da renda não fosse tão acentuada.

Como se sabe, aqui se produz muito e se distribui pouco.

Pois hoje, gostaríamos de chamar a atenção para uma outra iniciativa da sociedade civil e que tem a ver com a crescente disposição dos cidadãos em se manifestar e a exigir dos governantes a correta aplicação do dinheiro público. Neste caso, a idéia também veio da Associação Comercial de São Paulo, através do seu oportuno movimento “É hora de agir”.

O movimento foi lançado em setembro do ano passado, quando o Impostômetro alcançou a marca de um trilhão. E agora tem tudo para se tornar um grande fórum de discussões em 2012, ano eleitoral. O “É hora de agir” foi criado para que os cidadãos conscientes e atuantes possam se expressar, trocar idéias e principalmente articular manifestações em torno da carga excessiva de impostos com que o poder executivo – de todos os níveis – “brinda” cada cidadão brasileiro. Atualmente, no absurdo patamar de 36%, segundo estimativa do Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário, o IBPT.

Uma das principais causas do “É hora de agir” é a aprovação do Projeto de Lei 1.472/07, que determina que as notas fiscais informem o consumidor sobre o percentual de imposto embutido em cada produto. Não apenas em notas ficais de bens duráveis, mas nas gôndolas, prateleiras ou mesmo painel eletrônico, bem à vista de todos. Importante, pois informação é a base da plena cidadania.

Aqui na Voz do Cidadão vocês têm um link direto para o movimento “É hora de agir”. Conheça, participe e repasse para sua lista de contatos.

Deixe um Comentário

Você precisa fazer login para publicar um comentário.