Bolsa família tem 60 mil desligamentos voluntários
Uma boa notícia para a cidadania nos chega através do Ministério de Desenvolvimento Social, que é responsável pelo programa Bolsa Família.
Ao contrário do que muitas vezes ouvimos falar sobre o espírito do brasileiro, de que é acomodado, de que resolve as coisas na base do jeitinho, e que o negócio é levar vantagem em tudo, uma estatística recém divulgada pelo Ministério revela que, de 2004 até hoje, mais de 60 mil famílias pediram voluntariamente seu desligamento do programa do governo. E o motivo alegado em todos esses pedidos foi da mais pura cidadania exemplar: essas famílias simplesmente passaram a ter uma renda mensal maior e decidiram devolver seu cartão de benefício para que outra família em situação pior pudesse usufruir dele.
Na verdade, este é um número bem pequeno se comparado com o total de famílias beneficiadas atualmente, que são 11 milhões. Mas é exemplar. Segundo o economista Marcelo Neri, da Fundação Getulio Vargas, alguns casos de pessoas que devolveram o cartão sempre aconteceram, mas esse número de 60 mil devoluções “aponta um grau espetacular de civilidade”.
Ainda segundo Marcelo Neri, melhorias realizadas no Cadastro Único do governo federal também permitem monitorar a distribuição dos cartões do Bolsa Família, ajudando a detectar quando uma família já não necessita mais do auxílio. Hoje, as principais informações sobre as famílias cadastradas são as características da residência, como o número de cômodos e se tem tratamento da água, esgoto e lixo; a composição familiar (número de membros, existência de gestantes, idosos, mães amamentando, e deficientes físicos); a identificação e documentação civil de cada membro; a qualificação escolar dos integrantes da família; se têm qualificação profissional e se estão desempregados; e os rendimentos e as despesas familiares, como aluguel, transporte, alimentação e outros.
Aqui na Voz do Cidadão colocamos um link direto para a página do programa Bolsa Família, do Ministério do Desenvolvimento Social. Lá, além das mais recentes notícias sobre o programa, vocês têm informações detalhadas de como uma prefeitura realiza o cadastramento de famílias.