Bahia e Paraíba divulgam novas cartilhas para os cidadãos eleitores
Vamos agora comentar duas novas cartilhas que já estão circulando, com orientações importantes para os cidadãos eleitores no pleito de outubro próximo.
A primeira foi produzida pelo Tribunal Regional Eleitoral da Bahia e foi sugestivamente chamada de “Cartilha das Eleições 2010 – venham voar conosco!”.
Ao longo de suas 26 páginas, o TRE baiano mostra para os cidadãos como funciona a estrutura partidária, o que é permitido ou não para registrar a candidatura de um político, e até como e por que impugnar uma candidatura. A cartilha também fala sobre convenções partidárias para escolha de candidatos e como se formam as coligações de partidos para disputar uma eleição. No final, uma tabela bem útil sobre como o grau de parentesco de um candidato pode tornar inelegível um parente que queira tentar a sua sucessão.
A segunda cartilha vem do interior do estado da Paraíba, mais precisamente a pequena cidade de Santa Cruz, no alto sertão paraibano. O padre Djacy Brasileiro acaba de lançar a sua cartilha de orientação política aos cidadãos paraibanos. A cartilha tem o tema: “Formando Consciência Política: Acordem Eleitores Paraibanos!” e a idéia foi falar de uma maneira bem simples e direta sobre temas que advertem e conscientizam o eleitor, desde a escolha do candidato até a votação. O religioso quer conscientizar os cidadãos eleitores para que estes tenham consciência política para saber dizer não aos candidatos oportunistas, ao assistencialismo e ao voto de cabresto.
Para isso, a cartilha foi dividida em 14 tópicos, dentre os quais: “Eleitores conscientes”, “Conheça seus candidatos”, “Políticos oportunistas”, “Candidato cara de anjo”, “Não ao assistencialismo”, Voto de cabresto” e “Ação cidadã eletrônica”.
Vale a pena aqui citar o parágrafo final da cartilha do padre Djacy Brasileiro, desde já nosso cidadão exemplar aqui da Voz do Cidadão. Ele diz: “Votaram? Pois bem, exijam dos eleitos, honestidade, tratamento digno, trabalho, responsabilidade, transparência e seriedade com a coisa pública. Exijam aplicação correta dos recursos públicos. Fiscalizem! Não aceitem desmando político-administrativo (corrupção, impunidade…). Se assim estiver acontecendo, vão às ruas, praças, campos e cidades e sem medo, exijam punição severa e exemplar, ou até mesmo, a renúncia do cargo.”
Aqui na Voz do Cidadão vocês podem baixar a íntegra dessas duas cartilhas. Leiam e repassem à sua lista de contatos! Este é o maior ato de cidadania que você pode fazer: ajudar a formar outro cidadão.