Auditório István Jancsó da Biblioteca Brasiliana Guita e Jose Mindlin

Dica CNSeg: USP e Fundação Mapfre realizarão seminário sobre mudanças climáticas no próximo dia 22 de novembro

A Universidade de São Paulo, por meio de seu Núcleo de Apoio à Pesquisa em Mudanças Climáticas – INCLINE, da Comissão de Estudos de Problemas Ambientais da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária – CEPA e do Instituto de Energia e Ambiente – IEE; em conjunto com a Fundação MAPFRE – Delegação Brasil, realizará o seminário Mudanças Climáticas: Perspectivas e Desafios Sociais, no dia 22 de novembro, das 9 ás 18 horas, no auditório István Jancsó da Biblioteca Brasiliana Guita e Jose Mindlin – Rua da Biblioteca, s/n, Cidade Universitária, São Paulo.

No evento, serão discutidos a participação brasileira na produção do novo relatório do IPCC, os resultados apresentados nos recentes relatórios do PBMC e, principalmente, quais os impactos sociais e econômicos perante o atual aquecimento global e suas consequências e implicações na mudança do clima.

Resultados recentes discutidos no Primeiro Relatório de Avaliação Nacional (RAN1) divulgados pelo Painel Brasileiro de Mudanças Climáticas (PBMC) indicam que eventos extremos de seca e chuva têm se tornado mais frequentes e intensos nas últimas décadas, afetando a sociedade como um todo, particularmente as megacidades como a região metropolitana de São Paulo.

Em setembro de 2013, o Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas (IPCC) lançou o Sumário Executivo do Relatório 5, voltado para os tomadores de decisão. Trata-se de relatório baseado nas avaliações das bases científicas do estado da arte do conhecimento das Mudanças Climáticas, que descreve de forma clara que há 95% de chance de as causas do aquecimento serem de responsabilidade humana.

Os impactos sociais das mudanças no clima são enormes, atingindo principalmente as populações mais vulneráveis aos mesmos. O que o presente nos diz com relação a estes impactos? Como será o futuro se nada for feito? Como a sociedade deve reagir a estas mudanças? Estas são questões que devem ser discutidas e debatidas para definirmos como a humanidade pode ter um desenvolvimento sustentável e benéfico a todos os seres do nosso planeta.

O seminário contará com tradução simultânea. Os interessados devem se inscrever exclusivamente por e-mail, enviando nome/cargo/instituição/e-mail do interessado para [email protected]

Saiba mais aqui >>

Deixe uma resposta