Artista de Natal/RN lança cartilha sobre Cidadania e Eleições, em literatura de cordel

A cada dia que passa estamos mais próximos das eleições e esta semana tivemos mais uma prova de que muitos cidadãos eleitores estão se movimentando e trabalhando para que o voto seja consciente e responsável. É o caso do poeta Hugo Tavares, de Natal – Rio Grande do Norte, desde já cidadão exemplar aqui da Voz do Cidadão, e que acaba de lançar esta semana a sua cartilha “Cidadania e Eleição. Voto não se compra. Consciência não se vende”, em literatura de cordel.

Como vocês devem saber, a Literatura de Cordel é típica do Nordeste e é uma das mais antigas e genuínas manifestações da poesia brasileira, feita de versos rimados impressos em folhetos rústicos e ilustrados com xilogravuras.

Pois a cartilha de Hugo Tavares é composta de vinte estrofes, cada uma com dez versos com temas relacionados à eleição, como o 1° voto, corrupção e cidadania. Além disso, a cartilha de cordel ainda tem um texto retirado da Constituição: o Artigo 19 da Declaração dos Direitos Humanos (que trata da liberdade de expressão).

Vejam só este trecho: Candidato que se quer tem que ser um cidadão e saber que eleição não é um jogo qualquer.

Seja homem ou mulher, o perfil do candidato, não se mede por retrato. Mas, sim por sua conduta.

Saiba por quem ele luta… Descubra quem ele é.

Esse projeto tem o apoio da Fal – Faculdade de Natal e do instituto Fal. Para estas eleições foram impressas mais de 15 mil exemplares da cartilha, que estão sendo distribuídas em salas de aula de 8 cidades da região. O projeto prevê até a gravação de um CD com 20 faixas gravadas também para distribuição em escolas.

A iniciativa do poeta Hugo Tavares é um exemplo de atuação cidadã muito original, na medida em que utiliza a cultura popular para conscientizar e se aproximar das pessoas, facilitando a compreensão de seus direitos e deveres de cidadão, principalmente em época de eleição.

Para ler a íntegra da cartilha “Cidadania e Eleição. Voto não se compra. Consciência não se vende”, basta acessar o nosso portal na internet, o www.avozdocidadao.com.br.

Deixe um Comentário

Você precisa fazer login para publicar um comentário.