Aposentados: saibam como o Fator Previdenciário afeta a sua aposentadoria

ouvirTodo ano, milhares de cidadãos brasileiros requisitam a sua aposentadoria junto ao Instituto Nacional de Seguridade Social, o INSS. Infelizmente, muitos são pegos de surpresa na hora de ter seu benefício calculado, e um dos maiores responsáveis por essa redução no valor a receber se chama “Fator Previdenciário”. Afinal, dependendo da idade, do tempo de contribuição e da expectativa de sobrevida, o Fator Previdenciário pode significar um corte dramático no valor da aposentadoria de um cidadão.

Mas, o como funciona o Fator Previdenciário? Quem explica é a Associação Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal, a ANFIP, que está divulgando uma apresentação especial para quem está pensando em se aposentar e quer entender melhor como tudo isso funciona.

O Fator Previdenciário foi criado com a finalidade de desestimular a aposentadoria precoce dos cidadãos. Através de uma fórmula que faz uma estimativa de quanto o cidadão ainda tem de vida depois de se aposentar, o Fator Previdenciário reduz o valor da pensão a ser paga de acordo com a idade na hora de requer o benefício. Para resumir: quanto menor a idade de aposentadoria, maior o redutor. O problema é que isso prejudica – e muito – aqueles que começaram a trabalhar cedo. Mesmo tendo trabalhado anos suficientes para conquistar o benefício, esses cidadãos acabam tendo uma redução muito grande no valor de sua aposentadoria. Hoje, quem se aposenta acaba tendo que conseguir um meio de complementar a sua renda, pois o dinheiro da aposentadoria não é suficiente.

Por isso mesmo, estão tramitando atualmente no Congresso vários projetos de lei que pretendem simplesmente extinguir o Fator Previdenciário ou mesmo substituí-lo por outros mecanismos que afetem menos o valor das aposentadoria dos trabalhadores da iniciativa privada.

Aqui vale um lembrete da Voz do Cidadão: não é porque você deixou de trabalhar e se aposentou que deixou de ser um cidadão. Pois faça a sua parte, procure conhecer melhor os projetos que pretendem alterar as regras do Fator Previdenciário. Fale com a sua associação profissional ou o deputado que ajudou a eleger, e cobre dele mais compromisso com a causa dos aposentados, e não com a causa dos governantes.

E aproveite para baixar aqui no avozdocidadao.com.br a íntegra da apresentação da ANFIP sobre o Fator Previdenciário. Afinal de contas, ser cidadão é para a vida inteira. Participe!

Deixe um Comentário

Você precisa fazer login para publicar um comentário.