ANS aprova resolução que permite comparar planos de saúde pela internet
Aos poucos a cidadania brasileira vai conquistando avanços importantes, também na área dos direitos dos cidadãos consumidores. Depois da transparência ter chegado ao setor bancário, onde os cidadãos podem comparar pela internet os valores das tarifas das várias instituições, a vez é do segmento das operadoras de planos de saúde.
Como já se sabe através dos noticiários, a partir de abril os cidadãos poderão trocar de plano de saúde sem a exigência de carência pelo novo plano. Esta medida é importante, pois permite que as pessoas possam usufruir desde o início daquilo pelo qual estão pagando.
E agora a situação melhorou ainda mais. Numa resolução aprovada esta semana, a ANS – Agência Nacional de Saúde Suplementar, órgão regulador do setor de planos de saúde, passará a colocar à disposição de todos em seu site, também em abril, informações de todos os convênios médicos oferecidos no país.
Por meio de um programa eletrônico no www.ans.gov.br, os clientes terão como consultar as possíveis trocas de plano, comparar os serviços e escolher os mais vantajosos. Assim como foi com os bancos, esta medida vai permitir uma análise sobre os benefícios de cada plano e assim evitar que um cidadão fique “refém” do seu plano de saúde.
Por enquanto, a resolução sobre o fim das carências em abril só vai beneficiar 15% dos brasileiros com convênio médico, que são aqueles com plano individual ou familiar assinado a partir de 1999, ano em que o mercado de planos de saúde foi regulado. A norma não vale para quem tem plano mais antigo (anterior a 1999) ou coletivo.
Para mais detalhes sobre as novas resoluções da ANS, preparamos um link direto para a página da ANS aqui no www.avozdocidadao.com.br.
Acesse e se informe sobre o seu caso!