ANEEL quer novos medidores digitais de consumo de energia elétrica
Alguém aí em casa já ouviu falar em “smart grid”? Em inglês, “smart grid” significa algo como “rede inteligente” e essa é a nova aposta da Aneel, a Agência Nacional de Energia Elétrica, para o aperfeiçoamento do mercado de energia elétrica brasileiro.
Na prática, o “smart grid” é a troca dos antigos medidores analógicos por modelos digitais, equipados com modernos chips de controle que podem, entre outras coisas, mostrar aos cidadãos consumidores quanta energia se está consumindo e em quais horários do dia. Isso vai permitir, por exemplo, que as distribuidoras de energia possam oferecer preços menores à noite e pela manhã, quando o consumo geralmente é inferior. Segundo a Agência, pode haver cerca de de até 15% de economia para os consumidores com esta nova tecnologia.
Essas redes inteligentes também prometem ser uma solução para se combater as ligações irregulares, os populares “gatos”, pois as distribuidoras terão maior controle sobre o que acontece em seus sistemas.
Não custa lembrar que esses “gatos” são ligações clandestinas – e portanto ilegais. E a conta desse desvio de energia quem paga somos todos nós, cidadãos consumidores. Segundo a Aneel, o prejuízo com o roubo de energia pode chegar a quase 8 bilhões de reais ao ano. Ou seja, os cidadãos corretos, que têm suas ligações elétricas legalizadas, acabam, por omissão, pagando as contas dos espertalhões.
Por isso, a Aneel até colocou à disposição dos cidadãos uma linha especial para denúncia desse tipo de crime. Anote aí, o telefone é o 167. Quem quiser pode também denunciar diretamente à concessionária de sua região ou pelo formulário de Fale Conosco na página www.aneel.gov.br. E não se preocupem, porque o sigilo é garantido a todos!
Faça a sua parte de cidadania e denuncie as ligações clandestinas, pois elas são perigosas e o custo é muito alto para a sociedade.
Acesse o www.avozdocidadao.com.br e conheça as formas de contato com a Aneel e as distribuidoras de energia elétrica de todo o país.