AMB lança campanha contra o voto nulo

A Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB) lançou em todo o país a campanha “Não anule seu protesto. Não anule seu voto”. A idéia é estimular o eleitor a fazer da escolha do melhor candidato a forma mais eficaz de protesto aos políticos envolvidos nos recentes escândalos de corrupção.

A campanha contra o voto nulo fará da internet seu principal meio de divulgação, uma resposta às tantas mensagens que estão sendo veiculadas pela na Rede, convocando os eleitores a anular o voto. – A sociedade está indignada com o que tem visto, mas votar em branco ou nulo é a pior forma de protesto. Acreditamos que a melhor resposta aos recentes escândalos é a escolha consciente do melhor candidato, o que, de fato, pode mudar o cenário – disse Rodrigo Collaço, presidente da AMB.

Segundo pesquisa do Instituto Datafolha divulgada pelo jornal O Globo, a expectativa é que o número de votos nulos nas eleições chegue a 6 por cento para presidente, 18 por cento para deputado federal e 16 por cento para deputado estadual. Na eleição de 2002, anularam o voto para presidente 7,4 por cento dos eleitores. Para deputado federal e estadual o índice foi de 2,9 por cento para cada.

A AMB divulgou também nesta sexta, como parte da campanha, a cartilha “Operação Eleições Limpas – A Luta dos Juízes pela Ética na Política”. No manual, a Associação faz um resumo dos seis pontos considerados fundamentais para um voto consciente. São eles:

1. Pesquisar o passado do candidato / 2. Descobrir o desempenho do candidato / 3. Saber se o candidato cumpre as regras eleitorais / 4. Conhecer a orientação política do candidato e saber se suas propostas eleitorais são factíveis (ou seja, se o que ele promete poderá ser realmente cumprido) / 5. Ver se o candidato é adepto do “troca-troca” partidário / 6. Não dê ouvidos a quem tenta comprar o seu voto e denuncie esta prática.

Além disso, a cartilha mostra, de maneira fácil e didática, como funciona a legislação para os candidatos em campanha, e como fazer para fiscalizar essas campanhas, tornando-se uma excelente ferramenta de conscientização para o processo eleitoral.

A Associação fez também uma cartilha da Operação Eleições Limpas para crianças, com a presença do Menino Maluquinho — personagem criado em 1980 pelo cartunista Ziraldo, e que faz muito sucesso com o público infantil. Maluquinho levará aos pequenos noções básicas sobre o sistema eleitoral brasileiro.

Vocês podem baixar desde já a nova cartilha Eleições Limpas aqui na Voz do Cidadão, ou no próprio site da AMB, que é o www.amb.com.br.

Acessem e participem!

Deixe um Comentário

Você precisa fazer login para publicar um comentário.