Akatu e Ethos divulgam pesquisa sobre cidadão consumidor e RSE

Agora no final de março, os institutos Akatu e Ethos lançaram uma pesquisa que vem trazer luz sobre a Responsabilidade Social Empresarial, ou simplesmente RSE, um dos temas mais badalados pela cidadania corporativa ultimamente, mas que ainda não tem sido bem compreendido pelas lideranças gerenciais e sociais.

A “Pesquisa 2006 e 2007 – Responsabilidade Social Empresarial – Percepção do Consumidor Brasileiro”, lançada pelos dois institutos e realizada pela empresa Market Analysis Brasil, é a mais recente de uma série de estudos realizados desde 2000. O relatório divulgado indica que 77% dos brasileiros têm interesse em saber como as empresas tentam ser socialmente responsáveis, revelando estabilidade na comparação com os índices obtidos nas pesquisas anteriores. Além disso, dois em cada três brasileiros têm uma avaliação positiva sobre a contribuição das grandes empresas para o desenvolvimento da sociedade. A porcentagem de entrevistados que se encaixaram nesta categoria em 2007, 66,5%, sofreu um acréscimo de dez pontos percentuais em relação a 2006, que era de 57%.

Pouco mais do que a maioria dos entrevistados (51%) concorda total ou parcialmente que a empresa deve ir além de um papel econômico tradicional (gerar empregos, pagar impostos etc) e contribuir ativamente com a construção de uma sociedade melhor. Este índice, no entanto, sofreu uma queda em relação a 2004, quando 64% dos entrevistados manifestaram a mesma opinião. E entender o porque desta queda é missão urgente do próprio empresariado.

Um dado que chama a atenção é o aumento do número de cidadãos que acreditam que o governo deve criar leis para obrigar as grandes empresas a irem além do seu papel tradicional e contribuírem para uma sociedade melhor, mesmo que isso cause preços maiores e redução no número de empregos. O percentual de cidadãos consumidores que manifestaram essa opinião passou de 57% em 2004 para 64% em 2006. Segundo Helio Mattar, do Instituto Akatu, “isso demonstra que o consumidor deseja que as empresas adotem práticas de RSE. E quer tanto que pede ajuda até do governo, mesmo que tenha que pagar um custo pesado por isso”.

O fato é que a pesquisa indica de um modo geral que uma maior maturidade do cidadão está se formando em relação à RSE, e esta já é uma grande conquista da cidadania. Para quem quiser conhecer o resumo da pesquisa, temos aqui na Voz do Cidadão um link direto para o site do Instituto Akatu, o www.akatu.org.br.

Acessem e conheçam o detalhado trabalho desenvolvido.

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