Agência Brasil de informação lança a pioneira Coluna do Ouvidor em seu site

Acaba de ser lançada uma experiência inédita em nossa internet, e que veio para trazer mais transparência e informação ao sistema de informação pública. Estamos falando do início das atividades da Coluna do Ouvidor, a nova seção no site da Agência Brasil, uma das agências de notícias da estatal Radiobrás (a outra é a Radioagência Nacional).

A Agência já possuía a instituição do Ouvidor desde 2002, mas agora pela primeira vez esse canal de comunicação se estende ao universo ágil e democrático que é internet, além do rádio e da TV. A Coluna do Ouvidor, responsabilidade do ouvidor Paulo Machado, é publicada todas as sextas-feiras, e avalia matérias publicadas na agência, de acordo com as demandas dos leitores. Na rádio, a participação do ouvidor será no programa Notícias da Manhã, da Rádio Nacional, que vai ao ar das 6 horas às 8 horas, em rede nacional. Na TV Nacional, o espaço reservado ao ouvidor será nos telejornais Repórter Nacional, veiculado às 8 horas e às 21 horas.

Em sua Coluna do Ouvidor, Paulo analisa as matérias publicadas no site da Agência a partir de críticas e sugestões enviadas pelos próprios leitores. Além de estar a serviço da qualidade da informação, a Coluna vai mostrar também o que é uma Ouvidoria, para que serve e como se utilizar dela para buscar mais qualidade e eficiência nos serviços prestados.

Através da Coluna, por exemplo, ficamos sabendo que nos últimos 4 anos a Ouvidoria-Geral da União já criou mais de 90 unidades de ouvidorias em várias instâncias, como saúde, previdência social e trabalho. E que, no caso de uma empresa voltada à informação como a Radiobrás, a Ouvidoria serve para adequar e controlar a informação que os jornalistas passam ao público em geral, sempre com base no que este público enviou de sugestões, reclamações ou dúvidas sobre o que foi publicado.

Além de dar voz aos cidadãos e de cuidar para que ela seja ouvida na redação da Agência Brasil, a Ouvidoria também tem a função de ajudar a formar e a informar os leitores para que se estabeleça uma relação crítica entre eles e a notícia. Para isso, a Ouvidoria tem em seus planos para 2007, a implantação de um programa de educação para a mídia através do qual serão fornecidos a estudantes do ensino fundamental e médio instrumentos de análise de mídia e oportunidades de criticar e fazer mídia, usando a estrutura e os meios dos veículos da Radiobrás como laboratório.

Oportunidades para o aprimoramento da transparência no trato da coisa pública sempre são bem-vindas, pois são fundamentais para o desenvolvimento de uma cultura de plena cidadania. Por isso, iniciativas como a Coluna do Ouvidor, no site da Agência Brasil, valem a pena serem divulgadas.

Aqui na Voz do Cidadão vocês têm um link direto para a página da Coluna do Ouvidor, no site da Agência Brasil, que é o www.agenciabrasil.gov.br. Acessem e participem!

Deixe um Comentário

Você precisa fazer login para publicar um comentário.