A I Conferência Nacional das Carreiras Típicas de Estado

Quando falamos em carreiras típicas de Estado, na verdade, estamos nos referindo àquelas que desenvolvem atividades essenciais e exclusivas à Administração Pública, e isso em todas as esferas, da federal à municipal. A essas carreiras pertencem magistrados, promotores, advogados públicos, defensores públicos, auditores fiscais, policiais, gestores públicos e outros.

São funções vitais para o estado democrático de direito, pois seus membros são profissionais concursados e preparados para exercer suas funções com o mínimo possível de influência de políticos. Suas ações visam a defesa da cidadania, na medida em que são servidores públicos e não dos governantes de ocasião.

Pois agora no início de novembro, dias 10 e 11, o Fórum Nacional Permanente de Carreiras Típicas de Estado, o Fonacate, estará promovendo a I Conferência Nacional das Carreiras de Estado. O Fórum hoje congrega 22 entidades, representando mais de 100 mil servidores públicos.

No evento, além de representantes dessas entidades, estarão presentes membros da gestão pública, além de servidores federais, estaduais, distritais e municipais; especialistas e estudiosos da área; e a sociedade civil organizada.

Em pauta, temas vitais para a cidadania, como “Autonomia das Carreiras de Estado”, “Controle das Carreiras Típicas de Estado”, “Transparência e Acesso a Informações na Gestão Pública” e “A Participação da Sociedade na Gestão do Estado”, dentre outros.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até o próximo dia 3 de novembro pelo site do Fonacate, o www.fonacate.org.br. Conheça a programação completa e participe!

Deixe um Comentário

Você precisa fazer login para publicar um comentário.