8 de março – Dia Internacional da Mulher

8 de março – Dia Internacional da Mulher

Hoje, 8 de março, é comemorado o Dia Internacional da Mulher e para homenageá-las em seu dia, nós aqui da Voz do Cidadão vamos falar para um grupo especial de cidadãs, as ministras de Estado do atual governo.

Apesar da representação feminina no Congresso ser de parcos 9%, no ministério de Dilma elas ocupam 9 cadeiras, dentre as 37 existentes. Praticamente 25% do total. E isto significa uma responsabilidade a mais a cada uma. A responsabilidade de servir de exemplo de ética política, eficiência e probidade para milhões de outras cidadãs que estão atentas às suas ações. E que esperam de suas representantes de gênero a mesma determinação com que cada uma enfrenta a luta do dia a dia numa múltipla jornada de trabalhadora, mãe e mulher.

E, mais que isso, as ministras precisam ter a consciência de sua responsabilidade de cidadania, que é a de incentivar outras mulheres para uma cultura de responsabilidade e de participação política. Temos uma cultura de cidadania ainda a desenvolver, e o protagonismo dessas mulheres poderá ser decisivo para a história da cidadania no país.

Assim como foram as lutas do movimento feminista pela igualdade de direitos civis e políticos entre homens e mulheres nos séculos 19 e 20, o direito de herança, de empreender e de sufrágio.

Por isso, parabenizamos a todas as mulheres pelo seu dia. Mas, em especial, torcemos pelo esforço e exemplo de Ana de Hollanda, Helena Chagas, Tereza Campello, Maria do Rosário, Luiza Bairros, Izabella Teixeira, Iriny Lopes, Ideli Salvatti e Miriam Belchior.

Cidadãs e cidadãos brasileiros estão contando com vocês.

Deixe um Comentário

Você precisa fazer login para publicar um comentário.