1ª Carteira de Trabalho emitida no Brasil foi a do presidente Getúlio Vargas

Trabalho, Luta e Cidadania: os 70 anos da CLT, exposição no Museu da República

Em 2013 foram celebrados no Rio de Janeiro os 70 anos da promulgação das leis trabalhistas (CLT), que marcaram um avanço maior para os trabalhadores, que obtiveram dessa forma mais reconhecimento, bem como direitos sociais em todo o Brasil. A fim de celebrar este evento, o Museu da República oferece uma exposição em três salas, cada qual com uma temática própria acerca da evolução das leis do trabalho no Brasil.

O trabalho das mulheres também é tema da exposição

A exposição aborda diferentes assuntos, como o trabalho das mulheres, a integração dos operários, as dificuldades encontradas pelos trabalhadores etc. Documentos de arquivo, fotografias, objetos diversos e instalações permitem rever a luta empreendida pelos trabalhadores por mais direitos e as reivindicações correspondentes às leis votadas em 1943.

Entre os itens inéditos apresentados, que fica em cartaz até 18 de maio de 2014, estão a primeira Carteira de Trabalho emitida no Brasil, cujo titular era o presidente Getúlio Vargas; o primeiro exemplar impresso da CLT e o capacete e óculos que foram presenteados ao ex-presidente Lula em visita oficial a um poço petrolífero na bacia de Campos, em 2007.
 
A exposição mostra o início das lutas dos trabalhadores, as reivindicações acerca do trabalho feminino e infantil e as primeiras leis conquistadas no contexto da Revolução de 1930. Questões atuais também são colocadas, como a exploração da mão de obra infantil e o trabalho escravo, os trabalhadores domésticos e suas recentes conquistas, o novo papel da mulher nas relações produtivas, as consequências da desregulamentação trabalhista, os trabalhadores informais, as mudanças na CLT e o efeito da Internet e da globalização no mundo formal do trabalho.
 
Endereço: Rua do Catete, 153 – Rio de Janeiro – RJ
Tel: +55 (21) 2127-0324
Email: mr@museus.gov.br
Horários: Terça a sexta, das 10h às 17h; sábados, domingos e feriados, das 11h às 18h.

 

Deixe uma resposta