IBPT: Brasil é último colocado em ranking sobre pouco retorno dos impostos

Terça-feira passada comentamos aqui neste espaço um manifesto assinado por diversas entidades das carreiras de gestão da administração pública. Nele, essas organizações alertam para a importância de uma administração eficiente e ética para o desenvolvimento social e econômico.

Pois ontem mesmo o IBPT divulgou a sua mais recente pesquisa, que vem demonstrar as consequências do que o manifesto chamava a atenção.

Para esta nova pesquisa “Estudo sobre a Carga Tributária/PIB x IDH“, o IBPT pesquisou os serviços prestados pelo poder público dos 30 países com maior carga tributária no mundo e comparou com o Índice de Desenvolvimento Humano de cada um. É o que o IBPT chama de “IRBES – Índice de Retorno De Bem Estar à Sociedade” .

Infelizmente para nós, o Brasil aparece pela quarta vez seguida no último lugar em retorno obtido pela sociedade em relação aos impostos que pagam. Isso significa que o alerta das entidades de gestão pública é procedente e cabe à cidadania atuante pressionar e cobrar dos políticos e gestores públicos profundas mudanças em nossa cultura de gestão pública.

Para vocês terem uma ideia, na pesquisa os Estados Unidos aparecem no primeiro lugar como provedor de serviços públicos de qualidade à população, como saúde, educação, segurança, transporte e outros. Na sequência, estão Austrália e Coreia do Sul. Nosso Brasil está atrás até de economias com sérias dificuldades, como a Argentina (em 21º lugar) e o Uruguai, numa excelente 13ª posição. Chile, Paraguai e outros países da América Latina não entraram no ranking porque suas cargas tributárias não são tão pesadas quanto a nossa.

Vale aqui recomendar também o estudo feito pelo analista de comércio exterior Rafael Marques, que relaciona dados de IDH da ONU com informações sobre qualidade da burocracia estatal em mais de 90 países, com uma conclusão bem parecida com este trabalho do IBPT. E Marques foi mais além: seu estudo revela que o Índice de Meritocracia na administração pública é fundamental na construção de elevadas taxas de IDH.

Aqui na Voz do Cidadão vocês podem baixar a íntegra do estudo do IPBT “Estudo sobre a Carga Tributária/PIB x IDH“. Boa leitura!

Deixe um Comentário

Você precisa fazer login para publicar um comentário.