O que é a Voz do Cidadão

A Voz do Cidadão prioriza os direitos e deveres coletivos dos cidadãos enquanto moradores, eleitores, pagadores de impostos e consumidores, acerca dos temas respectivos da justiça, da segurança, do meio ambiente, dos mandatos políticos, dos orçamentos públicos e do consumo coletivo, dentre outros.

Para a Voz do Cidadão, os direitos e deveres coletivos, assumem papel fundamental, pois é somente organizando coletivos que damos voz aos cidadãos.

Daí nossa logomarca ser composta de quatro figuras representando as quatro faces da plena cidadania, pois não é cidadania consciente a expressão de apenas uma, duas ou três faces. Mas sempre as dimensões civis, políticas, econômicas e sociais, obrigatoriamente juntas e nesta ordem.

spacer
 
 
   

Haverá inclusive quem pergunte sobre a expressão dos direitos sociais, que deliberadamente trocamos pela dupla presença da dimensão econômica, seja na vertente das relações do cidadão pagador de impostos com os agentes do Estado, seja nas relações do cidadão consumidor com os agentes do mercado. Todavia, esta dimensão social da cidadania já tem sido muito tonitroada pela mídia e pelos políticos, o que tem resultado apenas em demagogia e farsa na história recente brasileira.

Quando só a plena consciência de direitos e deveres civis, políticos e econômicos, e sobretudo na sua vertente de relações do cidadão morador com seus próprios coletivos e do cidadão eleitor com seus governantes, é que se pode garantir efetivamente os tão falados direitos sociais.

 
   

Baixe aqui uma breve apresentação
da Voz do Cidadão, em pdf >>

Apresentação VC
 
 
dimensao 1
Direitos Civis
Se somos moradores e cobramos direitos de identidade étnica e cultural, crença e opinião, meio-ambiente e liberdades civis, e nem tanto assim de segurança e justiça…

Direitos Políticos

Se somos eleitores e cobramos representação e defesa contra interesses corporativos, e nem tanto assim de excelência na gestão dos recursos públicos…

dimensao 2
dimensao 3
Direitos Econômicos

Se somos consumidores e cobramos preço, qualidade, atendimento, segurança e saúde do mercado privado, mas nem tanto assim de empresas públicas e concessões estatais…

Direitos Sociais
É porque não somos pagadores de impostos, e sim falsos contribuintes, que, se não cobram das instituições-fim do Estado seus direitos fundamentais à vida, à justiça, à liberdade e à propriedade, na verdade não dispõem de fato de direitos sociais.

dimensao 4
 

Para A Voz do Cidadão, o conceito
de plena cidadania envolve não
apenas a boa conduta exemplar individual,
mas sobretudo o ato de estimular e constranger o outro
a agi

Deixe um Comentário

Você precisa fazer login para publicar um comentário.